75 anos a viver eucaristicamente o Evangelho

1950-2025

 

No dia 15 de agosto do ano de 1950 nascia na igreja uma nova forma de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.  D. Abílio Augusto Vaz das Neves, que era na altura Bispo de Bragança-Miranda, nessa data assinava o Decreto de ereção canónica do Instituto Religioso denominado Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado como Congregação de Direito Diocesano.

Mas de onde vinha este sonho? A sua inspiração surgiu em 1916 através da relação vital de uma jovem, Alzira da Conceição Sobrinho, com Jesus no Sacramento da Eucaristia. Tomada de um intenso desejo de O amar, reparar e glorificar, queria “em coração que palpitasse sobre a terra” formar-lhe um trono e “em cada família um altar”. Foi assim que recebeu do próprio Jesus o pedido para se fundar uma Congregação Religiosa toda devotada ao amor, adoração e reparação d’Ele no Santíssimo Sacramento.

De uma data à outra muita vida aconteceu, muito amor se repartiu. A Pia União formada a partir de 1942, sediada na aldeia de Chacim, Macedo de Cavaleiros, já agregada à Ordem dos Frades Menores de S. Francisco, contava com um grupo de 15 candidatas a viver a vida de consagração sonhada. 1950 seria o marco de um novo dinamismo. Hoje, passados 75 anos somos uma Congregação de Direito Pontifício, formada por 150 religiosas distribuídas por 31 comunidades, e quatro países: Portugal, Angola, Brasil e Moçambique.

Porque é que vamos à história? Para buscar a raiz de onde bebemos a seiva que nos transforma, para ir buscar o segredo dos motivos que nos alentam. 75 anos a viver eucaristicamente o Evangelho, 75 anos de passos que nos transportam para Jesus, 75 anos de mãos abertas até ao coração do mundo.

Ao celebrar esta data, queremos mostrar a beleza que nos anima; queremos convidar a todos a saborear connosco o doce maná de Jesus-Eucaristia.