Fundadores
Fundadores
Desde 1917 Alzira da Conceição Sobrinho e Maria Augusta Martins, naturais da aldeia de Pereira – Mirandela, viviam o ideal de fundar uma Congregação Religiosa dedicada à adoração e reparação de Jesus no Sacramento da Eucaristia, segundo uma espiritualidade franciscana.
Enquanto as autoridades da Igreja não concediam a necessária aprovação, as duas foram alimentando este sonho, começando desde logo a encarná-lo na sua vida, através do testemunho e de obras de apostolado e de solidariedade.
Maria Elisa Feyo (que viria a ser a primeira Superiora Geral da nova Congregação) e Florência do Carmo Pereira, simpatizantes e admiradoras da obra, assumiram também como seu este ideal e, de alma e coração, trabalharam para a sua concretização.
No ano de 1939, foi transferido da Diocese de Cochim, na Índia, para a sua diocese de origem (Bragança-Miranda), D. Abílio Augusto Vaz das Neves que, ao tomar contacto com o ideal de Pereira, depressa o assume e incrementa com paternal solicitude.
É então que se dá início à formação dos dois primeiros elementos, com a ajuda das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, em Barcelos.
Com a consagração, Maria Elisa adoptou o nome religioso de Ir. Maria do Santíssimo Sacramento e Florência o de Ir. Marta da Imaculada Conceição.
Em Outubro de 1941, as duas, com um grupo de aspirantes, davam início à vida comunitária.
Também Alzira e Maria Augusta, quando foi achado oportuno, puderam ver realizado o seu sonho de abraçar a vida religiosa, e ingressaram na Congregação adoptando o nome religioso, respectivamente de Ir. Maria de S. João Evangelista e Ir. Maria da Santíssima Trindade.
Irmã Maria de São João Evangelista
(1888-1982) – Alzira da Conceição Sobrinho,
recebeu a inspiração carismática.
Irmã Maria da Santíssima Trindade
(1881-1960) – Maria Augusta Fernandes Martins,
partilhou com Alzira as manifestações iniciais de concretização do carisma.
Dom Abílio Augusto Vaz das Neves
(1894-1980) – Bispo da diocese de Bragança-Miranda,
assegurou o enquadramento canónico e a inserção pastoral da Congregação.
Irmã Maria do Santíssimo Sacramento
(1884-1962) – Maria Elisa Feyo
Implementou a estruturação interna da Congregação e promoveu o seu cresciminto.
Irmã Marta da Imaculada Conceição
(1903-1983) – Florência do Carmo Pereira
Implementou a estruturação interna da Congregação e promoveu o seu cresciminto.