A Vocação
Como sabem há vários tipos de vocação: Muitas vezes ouve-se dizer assim: a Joana tem vocação para a música a Maria para ser médica. Nestes dois casos cada uma sente-se inspirada a fazer algo que gosta. Mas não é a esse tipo de vocação que eu me refiro.
A vocação a que me refiro é muito mais ‘profunda’… Vocação significa que existe alguém que chama e alguém que responde a esse chamamento. Mais concretamente, Deus que prepara um projecto e que chama determinada pessoa a acolher e levar por diante esse projecto, que foi cuidadosamente preparado por Deus.
Deus não obriga ninguém a aceitar esse projecto, mas propõe, dá liberdade de escolha. Convida a abandonar o caminho que a pessoa tinha planeado para abraçar o caminho que Deus lhe propõe. E a pessoa tem a liberdade de dizer que sim, ou não…E este chamamento não acontece apenas com alguns homens ou mulheres, mas com todos nós. É verdade! Deus chama a todos, mas a vocações diferentes. Isto porque, como nós não somos iguais, Deus cria um Projecto especial e único para cada um de nós. É como se o projecto estivesse intrinsecamente unido ao nosso ADN.
Assim sendo, o chamamento que fez ao profeta Jeremias é diferente daquele que fez a S. Francisco, ainda que possa ter inúmeras semelhanças. Podem até ser chamados a caminhar juntos, a partilhar o mesmo Projecto, mas cada um com uma vocação única e peculiar. Deus chama Jeremias a abraçar a vocação que Deus cuidadosamente preparou para ele. Jeremias tem medo de não ser capaz de levar por diante tão grande projecto e por isso vacila.
Deus jamais pediria a Jeremias mais do que aquilo que ele seria capaz de suportar, e por isso Deus dá-lhe confiança, garantindo-lhe a Sua presença constante a seu lado para o fortalecer e proteger nas dificuldades que irá encontrar ao longo do caminho. (. . .) [Texto completo no Facebook] Após a minha partilha, sobre a vocação coloco algumas questões para reflectir… como por exemplo…
Como pode Francisco de Assis ser inspiração para nós hoje?
Sinto que também eu estou a abraçar a Vocação à qual Deus me chama?
Como posso viver a minha vocação no grupo de jovens, na Igreja e no mundo?
(Ir. Marília Esteves)