Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado editam livro sobre Advento e Natal
Paráfrase ao ESPANTO
«A Ir. S. João tinha tão grande amor a Deus que nem se pode imaginar. Diante do Presépio chorava abundantemente exclamando: Ó que grandeza, que maravilha! Um Deus tão grande feito Menino por nosso amor!» Revela um testemunho da Ir. Madalena Samões.
O Tempo de Advento é tempo de expectativa, mas de uma expectativa admirada e cheia de gratidão, pela “grande caridade” manifestada por Deus diante do excelso mistério da Encarnação. O maravilhamento diante deste mistério repassa a espiritualidade franciscana, e muito o associa ao mistério Eucarístico.
No ano de 2025 a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, além do Jubileu da Igreja, vive um tempo de louvor, na celebração de 75 anos da sua aprovação canónica e celebra em Família Franciscana os 800 anos em que S. Francisco de Assis compôs o cântico das Criaturas.
É dentro deste âmbito laudativo e repassado de gratidão que surge o livro “Paráfrase ao ESPANTO” da autoria da Irmã Maria José Oliveira, sfrjs com ilustrações de Teresa Caldeira, José Rodrigues e Carolina Rodrigues.
Este livro, construído à volta das chamadas antífonas do Ó constitui a base da dinâmica de Advento e Natal deste ano de 2024-2025, para a Diocese de Bragança-Miranda e para a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.
“Esta «Paráfrase ao Espanto» é texto necessário, porque nos coloca no centro do Evangelho. O Evangelho é Espanto, é Maravilhamento, porque é Encontro com Jesus. Esta «Paráfrase ao Espanto» é Paráfrase ao Evangelho, como foi vivido por tantos homens e mulheres ao longo dos tempos até aos dias de hoje, vivido de uma forma muito especial por S. Francisco de Assis na noite de Natal de 1223, em Greccio. O Santo de Assis quis que Greccio fosse nova Belém, lugar de alimento para todos, celebrando a Eucaristia sobre uma manjedoura.” (Frei Hermínio Araújo, OFM)