Dia 1 de maio de 2025, em que a Igreja celebra São José Operário, um grupo de seis seminaristas das dioceses de Lamego, Viseu, Guarda e Bragança foram visitar a aldeia de Pereira e descobrir alguns dos segredos que fazem daquela localidade a “Aldeia Eucarística” da Diocese de Bragança Miranda. Os jovens foram acompanhados pelo Padre Bráulio Manuel Félix Carvalho, Membro da Equipa Formadora do Seminário Maior Interdiocesano que compreende aquelas dioceses e tem a sua sede em Braga.

A caminhada, que foi uma peregrinação de fé, arrancou logo pela manhã com os jovens a trilhar as pegadas de Alzira da Conceição Sobrinho, uma jovem que viu acender-se no seu coração o deslumbramento pela presença Eucarística de Jesus. Visitando o museu da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras, guiados pela Irmã Maria José Oliveira, os seminaristas puderam perceber como aquela aldeia foi palco de grandes acontecimentos eucarísticos e, na vida pacata daquela mulher simples, Jesus fez nascer uma mensagem que ainda hoje quer falar-nos. Juntamente com Maria Augusta, Alzira quis cumprir os pedidos de Jesus, fundando uma Congregação toda devotada ao amor, adoração e reparação da Eucaristia e ao serviço dos Sacrários pobres e abandonados, chamando para este sacramento de amor os corações de todos.

Pelas 11:00 horas tiveram celebração da Eucaristia presidida pelo pároco, Padre Tiago Alves e concelebrada pelo Padre Bráulio. Seguiu-se o almoço com todos.

A peregrinação continuou depois do almoço, passando ainda o grupo pela Igreja Paroquial e culminando com uma visita ao cemitério. O Padre Bráulio e o grupo manifestaram muito contentamento e corresponderam com muito interesse e agrado àquilo que lhes foi transmitido.