TEMA: A caminho de uma aldeia… reconheceram-no ao partir do pão (cf. Lc 24, 13-35)

21 de maio – CAMINHO

Prece: Senhor Jesus ilumina a minha cegueira de cada dia, denuncia as palavras vazias, acompanha os meus passos errantes e enche de sentido o meu horizonte.

Lc 24, 13-16

“Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a sessenta estádios de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem.

Reflexão:

Nesta passagem, o evangelista fotografa a necessidade dos dois viajantes de procurar um sentido para os acontecimentos que viveram. Sublinha-se a atitude de Jesus que se pôs a caminho com eles. O Ressuscitado deseja fazer estrada juntamente com cada um, acolhendo as suas expectativas, mesmo que desiludidas, e as suas esperanças, mesmo que inadequadas. Jesus caminha, escuta, partilha. (DFS, 5)

Palavra da Ir. S. João:

Hoje o meu coração é um fugir sem tino para Aquele que o criou! Meu Deus, meu amor, meu único e meu tudo! Eu queria ir, ir até Vós Senhor… DC 2, 34

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Santíssima Eucaristia, R. Nós Vos adoramos!

Dom inefável do Pai, R. Nós Vos adoramos!

Sinal do amor supremo do Filho, R. Nós Vos adoramos!

Milagre da caridade do Espírito Santo, R. Nós Vos adoramos!

Oração pelo bom fruto do 5º Congresso Eucarístico Nacional

Bendito sejais, Senhor,
que nos saciais com os vossos dons sagrados
e em cada domingo nos convidais a participar
na celebração da Ceia do vosso Filho,
Ele que, como outrora aos discípulos de Emaús,
nos explica o sentido da Escritura e nos reparte o pão da vida.
Despertai em nós um desejo vivo da Eucaristia,
e tornai alegre, consciente, ativa e frutuosa
a nossa presença na assembleia cristã,
onde Vos queremos louvar, bendizer e adorar,
Deus eterno, Pai, Filho e Espírito Santo.
Fazei com que a preparação e a celebração
do Quinto Congresso Eucarístico Nacional
alimentem a nossa esperança
e levem a uma autêntica renovação espiritual
das comunidades cristãs.
Amen.

22 de maio – ENCONTRO

Prece: Senhor Jesus ajuda-me a mergulhar no desafio constante das tuas interrogações, para me deslumbrar no milagre do teu chamamento.

Lc 24, 17-18

Ele perguntou-lhes: «Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?». Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias».

Reflexão:

Ao longo do caminho das nossas dúvidas, inquietações e às vezes amargas desilusões, o divino Viajante continua a fazer-se nosso companheiro para nos introduzir, com a interpretação das Escrituras, na compreensão dos mistérios de Deus. Quando o encontro se torna pleno, à luz da Palavra segue-se a luz que brota do «Pão da vida», pelo qual Cristo cumpre de modo supremo a sua promessa de «estar connosco todos os dias até ao fim do mundo» (MND, 2)

Palavra da Ir. S. João:

Alma minha levanta-te, Deus é contigo! Tudo nos falta menos Ele. Jesus, eu conto convosco, contai também com esta pobre filha, que Vos ama até à loucura. DC 11, 13

 

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Bom Pastor, Pão da Verdade, R. Nós Vos adoramos.

Sinal da Nova e Eterna Aliança, R. Nós Vos adoramos.

Pão de cada dia que nos dá vigor, R. Nós Vos adoramos.

Presença inefável do Divino Esposo, R. Nós Vos adoramos.

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)

 

23 de maio – ESCUTA

Prece: Senhor Jesus, quando olho à minha volta para me lamentar e vitimizar pelas dificuldades, dá-me uma palavra de Esperança, volta a minha atenção para a tua Cruz Redentora.

Lc 24, 19-20

E Ele perguntou: «Que foi?». Responderam-Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado.

Reflexão:

A escuta é um encontro de liberdades, que requer humildade, paciência, disponibilidade para compreender, empenho para elaborar de modo novo as respostas. A escuta transforma o coração daqueles que a vivem, sobretudo quando se colocam numa atitude interior de sintonia e docilidade ao Espírito. Por isso, não é apenas uma recolha de informações, nem uma estratégia para conseguir um objetivo, é antes a forma pela qual o próprio Deus se relaciona com o seu povo. (DFS, 6)

Palavra da Ir. S. João:

Meu Deus ajudai-me pois só e só Vós sois a minha força, a minha luz, a minha alegria e toda a minha consolação. Abençoai Senhor este pequenino e inútil pedaço da vossa alma. DC 11, 16

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Fruto bendito da Virgem Maria, R. Nós Vos adoramos.

Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, R. Nós Vos adoramos.

Sacramento que perpetua o Sacri=cio da Cruz, R. Nós Vos adoramos.

Sacramento da nova e eterna Aliança, R. Nós Vos adoramos.

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)

24 de maio – MEMÓRIA

Prece: Senhor Jesus, doce lembrança, não deixes que passe pela vida sem saborear nela o teu amor. Que, como Maria, saiba “ponderar” todos os teus sinais no meu coração.

Lc 24, 21-24

Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas afinal é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram».

Reflexão:

A Páscoa de Cristo inclui, juntamente com a paixão e morte, a sua ressurreição. Assim o lembra a aclamação da assembleia depois da consagração: «Proclamamos a vossa ressurreição». Com efeito, o sacrifício eucarístico torna presente não só o mistério da paixão e morte do Salvador, mas também o mistério da ressurreição, que dá ao sacrifício a sua coroação. Por estar vivo e ressuscitado é que Cristo pode tornar-Se «pão da vida» (Jo 6, 35.48), «pão vivo» (Jo 6, 51), na Eucaristia. (EE, 14)

Palavra da Ir. S. João:

Eu prometo pôr de parte as minhas aflições e desventuras, olhar para o céu e lembrar-me de que Deus vive acima de todas as tempestades e que me há-de vir socorrer e consolar. DC 13, 73

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Memorial da Morte e Ressurreição do Senhor, R. Nós Vos adoramos.

Memorial da nossa salvação, R. Nós Vos adoramos.

Sacrifício de louvor e ação de graças, R. Nós Vos adoramos.

Sacrifício de expiação e de intercessão, R. Nós Vos adoramos.

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)

25 de maio – PALAVRA

Prece: Senhor Jesus, conserva sempre em mim a fome da tua Palavra de vida, seduz a minha atenção. Que eu procure sempre orientar as minhas opções segundo a tua mensagem.

Lc 24, 25-27

Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os Profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?». Depois, começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito.

Reflexão:

Depois de os ter escutado, o Senhor dirige aos dois viajantes uma «palavra» incisiva e decisiva, autorreveladora e transformadora. E assim, com doçura e fortaleza, o Senhor entra na sua morada, permanece com eles e partilha o pão da vida: é o sinal eucarístico que permite aos dois discípulos abrir finalmente os olhos. (DFS, 58)

Palavra da Ir. S. João:

Meu Jesus eu queria toda desfazer-me em amor na Vossa Divina presença. Mas nem assim pagaria o menor dos Vossos benefícios. Oh, agradecida, meu Jesus, meu Pai e meu amigo. DC 14, 94

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Morada de Deus com os homens, R. Nós Vos adoramos.

Banquete nupcial do Cordeiro, R. Nós Vos adoramos.

Pão vivo descido do Céu, R. Nós Vos adoramos.

Maná escondido, cheio de doçura, R. Nós Vos adoramos.

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)

26 de maio – ACOLHIMENTO

Prece: Senhor Jesus limpa da minha vida todo o individualismo, todo o egoísmo que me faz cego para os outros, que me impede de ter ver no rosto do necessitado. Ajuda-me a descobrir que o acolhimento do outro é uma porta para te ver.

Lc 24, 28-29

Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de seguir para diante. Mas eles convenceram-n‘O a ficar, dizendo: «Fica connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite». Jesus entrou e ficou com eles.

Reflexão:

É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predilecto (cf. Jo 13, 25), deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Se actualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela « arte da oração »,(48) como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta experiência, recebendo dela força, consolação, apoio! (EE, 25)

Palavra da Ir. S. João:

Ajuda-me a levantar os olhos ao céu e a ver que nada neste mundo nos faz falta senão Vós ó meu valente amigo Jesus. DC 15, 38

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Verdadeiro Cordeiro Pascal, R. Nós Vos adoramos.

Diadema dos Sacerdotes, R. Nós Vos adoramos.

Tesouro dos fiéis, R. Nós Vos adoramos.

Viático da Igreja peregrina, R. Nós Vos adoramos.

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)

27 de maio – ENTREGA

Prece: Senhor Jesus em cada celebração da Eucaristia, nasces para nós, nasces para mim. Que a fé me ilumine os olhos do coração para te reconhecer, para te adorar e servir.

Lc 24, 30-31

E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n‘O. Mas Ele desapareceu da sua presença.

Reflexão:

É significativo que os dois discípulos de Emaús, devidamente preparados pelas palavras do Senhor, O tenham reconhecido, quando estavam à mesa, através do gesto simples da «fracção do pão». Uma vez iluminadas as inteligências e rescaldados os corações, os sinais «falam». A Eucaristia desenrola-se inteiramente no contexto dinâmico de sinais que encerram uma densa e luminosa mensagem; é através deles que o mistério, de certo modo, se desvenda aos olhos do crente. (MND, 14)

 Palavra da Ir. S. João:

Em Vossas santas e divinas mãos entrego o meu corpo, a minha alma e todo o meu ser. Tudo Senhor a Vós pertence. DC 14, 34

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Fármaco da imortalidade, R. Nós Vos adoramos.

Mistério da Fé, R. Nós Vos adoramos.

Fundamento da Esperança, R. Nós Vos adoramos.

Vínculo da Caridade, R. Nós Vos adoramos.

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)

 28 de maio – ESPERANÇA

Prece: Senhor Jesus que eu te encontre vivo e presente no Santíssimo Sacramento do altar e que essa tua Presença seja o meu descanso e a minha inquietação. Faz-me  um instrumento da tua Presença neste mundo.

Lc 24, 32-33a Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?». Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles.

Reflexão:

Ao pedido dos discípulos de Emaús para que ficasse «com» eles, Jesus responde com um dom muito maior: através do sacramento da Eucaristia encontrou o modo de permanecer «dentro» deles. Receber a Eucaristia é entrar em comunhão profunda com Jesus. «Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós» (Jo 15,4). Esta relação de íntima e recíproca «permanência» permite-nos antecipar de algum modo o céu na terra. Não é porventura este o maior anseio do homem? Não foi isso mesmo o que Deus Se propôs, ao realizar na história o seu desígnio de salvação? Ele colocou no coração do homem a «fome» da sua Palavra (cf. Am 8,11), uma fome que ficará saciada apenas na plena união com Ele. A comunhão eucarística foi-nos dada para «nos saciarmos» de Deus sobre esta terra, à espera da saciedade plena no céu. (MND, 19)

Palavra da Ir. S. João:

Deus meu eu vivo, mas eu não quero viver de mim, nem para mim, mas sim só para Vós e para os outros por amor de Vós. DC 14, 77

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Remédio diário das nossas enfermidades, R. Nós Vos adoramos.

Sinal de Unidade e de paz, R. Nós Vos adoramos.

Manancial de alegria puríssima, R. Nós Vos adoramos.

Sacramento que germina dos puros de coração, R. Nós Vos adoramos

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)

 29 de maio – MISSÃO

Prece: Senhor Jesus ajuda-me a viver com tal intensidade cada celebração da Eucaristia que a minha vida possa tomar o rumo que só tu lhe sabes dar. Depois da Missa a minha vida é uma missão que toma o rumo da Palava escutada!

Lc 24, 33b-35

«Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir do pão.

Reflexão:

Os dois discípulos de Emaús, depois de terem reconhecido o Senhor, «partiram imediatamente» (Lc 24,33) para comunicar o que tinham visto e ouvido. Quando se faz uma verdadeira experiência do Ressuscitado, alimentando-se do seu corpo e do seu sangue, não se pode reservar para si mesmo a alegria sentida. O encontro com Cristo, continuamente aprofundado na intimidade eucarística, suscita na Igreja e em cada cristão a urgência de testemunhar e evangelizar. (MND, 24)

Palavra da Ir. S. João:

Bem sabes que nada mais estimo, que nada mais amo, que nada mais aspiro, que nada mais falo nem penso senão no Senhor e Jesus Sacramentado Rei e centro de todo o meu viver. DC 17, 3

Ladainha da Santíssima Eucaristia:

Sacramento que dá força e vigor, R. Nós Vos adoramos.

Gozo antecipado do banquete celeste, R. Nós Vos adoramos.

Penhor da nossa ressurreição, R. Nós Vos adoramos.

Penhor da futura glória, R. Nós Vos adoramos.

Oração pelo bom fruto do Congresso Eucarístico (como no 1º dia)