“No dia 24 de Março de 1941, tem lugar esse acontecimento verdadeiramente histórico, na génese da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado. Sob a presidência de D. Abílio Augusto Vaz das Neves, digníssimo Bispo de Bragança e Miranda, reuniram-se, numa sala do Asilo das Florinhas do Sacrário em Pereira, as senhoras D. Maria Augusta Martins, Alzira da Conceição Sobrinho, Maria Pimentel, Maria Bessa, Virgínia Pinto, Maria  Elisa  Feyo da  Cruz Vieira e Florência do Carmo Pereira.

Depois de invocado o Espírito Santo fez-se uma votação, por voto secreto, para aprovar as bases da Obra e saber quem devia ir fazer a formação no Instituto das FMM, de harmonia com a sugestão do Sr. Bispo, a fim de iniciar a nova Congregação.”

Foi dentro deste aniversário, 84 anos depois, que um grupo de sacerdotes e irmãos da Ordem de Santa Cruz, visitou Pereira e tomou contacto com os grandes acontecimentos eucarísticos que ali se deram com Alzira da Conceição Sobrinho, acompanhando o percurso da sua vida até à sua consagração em que tomou o nome de Irmã Maria de São João Evangelista.

Depois da celebração da Eucaristia, os irmãos visitaram o Museu e não puderam conter a emoção, ao depararem-se com o sacrário e os relicários que outrora fizeram parte das várias provas feitas para apurarem as maravilhas que Deus realizava para manifestar esta mensagem de amor: “Jesus está realmente presente na Hóstia Consagrada”. A Ir. Maria José Oliveira e o Dr. Pedro Sinde guiaram este percurso de fé e oração e as Irmãs Nascimento e Marília conduziram o acolhimento fraterno.

Da parte de tarde o grupo visitou a igreja paroquial e o cemitério onde repousam os restos mortais da Serva de Deus Irmã Maria de São João Evangelista.