Mão superior

Deus dá-nos continuamente o seu Filho muito Amado. A mão superior significa a mão Providente de Deus que dá (o grande Esmoler, como dizia S. Francisco), mas também que protege. Deu-nos o seu Filho pela encarnação mas dá-no-lo todos os dias na Eucaristia. 

 

Mão inferior

A mão inferior significa o nosso acolhimento dos dons de Deus, a presença Eucarística de Jesus, mas também a sua presença nos irmãos. 

A mão é o nosso coração, o berço de Jesus, a mensagem de Greccio.

As duas mãos

As duas mãos significam as nossas próprias mãos, que “manifestam a Deus a sua dedicação com renovada alegria, todos os dias, celebram o amor que o Pai nutre pelo mundo” (Regra, 9) e servindo e trabalhando “fiel e devotadamente” nutrem-se e alimentam os pobres (Cfr. Regra, 19).

As mãos estão chagadas, lembrando que uma Serva Franciscana deve, por amor, (ex)por as mãos em oração e no serviço, no contacto com os outros, mesmo que isso implique que essas mãos sejam feridas, como as de Cristo.

 

A lâmpada

A Lâmpada, que consta no nosso emblema, tem dois módulos, a chama por um lado significa Cristo luz do mundo.

Segundo a explicação do nosso Diretório significa também «as irmãs, no seu ideal de adoração, reparação e serviço, como Maria «companheiras inseparáveis» do Senhor no sacrário e «testemunhos vivos no povo de Deus».

O cordão franciscano

O cordão franciscano, que se prolonga, à maneira de caminho, com altos e baixos, e na vivência dos três votos (nós) significa os desafios de entrega a Deus, de crescimento interior e de evangelização que estamos chamadas a realizar, tendo como horizonte a Cruz que com Jesus abraçamos, rumo à ressurreição. O mistério da impressão dos estigmas em S. Francisco.

Em suma, ler o nº 264 da Evangelii Gaudium:

Como é doce permanecer diante dum crucifixo ou de joelhos diante do Santíssimo Sacramento, e fazê-lo simplesmente para estar à frente dos seus olhos! Como nos faz bem deixar que Ele volte a tocar a nossa vida e nos envie para comunicar a sua vida nova! Sucede então que, em última análise, «o que nós vimos e ouvimos, isso anunciamos»

(…)

Por isso, é urgente recuperar um espírito contemplativo, que nos permita redescobrir, cada dia, que somos depositários dum bem que humaniza, que ajuda a levar uma vida nova.

 

Servas Franciscanas Reparadoras

Filhas de um grande amor por Deus selado 

Acolhei, acolhei o segredo renovado

de campo em sementeira.