III Jornada de Espiritualidade Eucarística

A 10 de junho de 1982 falecia em Chacim (Macedo de Cavaleiros) a Ir. Maria de São João Evangelista, com fama de santidade. A intensa devoção à Santíssima Eucaristia derivava da sua sensibilidade para o assombroso milagre da presença de Jesus neste Sacramento de amor.

Porque ela desejava “todos os corações do mundo, rendidos, (…) perante o Senhor louquinho de amor pelos homens” queremos prosseguir a sua missão de “amar, louvar, desagravar e consolar” este Senhor.

Neste 10 de junho de 2024 as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado convidam todos para este tempo de formação, encontro e oração que vai ter lugar em Bragança, no salão da Escola Secundária Emídio Garcia, durante o período da manhã, com início às 9.00 horas.

A Jornada situa-se num ano fortemente eucarístico, entre o 5º Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em Braga de 31 de maio a 2 de junho e o 45º Congresso Eucarístico Internacional a realizar, em Quito, no Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024.

O tema que irá desenvolver-se “Da manjedoura ao Altar e à Cruz” insere-se no contexto dos centenários franciscanos: 800 anos da representação do presépio em Greccio, na Itália e 800 anos da Impressão das Cinco Chagas de Cristo em Francisco de Assis e tem o seguinte programa:

09.00 h – Acolhimento

09.30 h – Palavra de abertura pela Superiora Geral das SFRJS – Ir. Emília Seixas

10.00 h – Intervenção de D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda, sob o tema “Tocar Jesus”

10.45 h – Intervalo

11.10 h – Painel sob o tema “Deixar-nos tocar por Jesus”, com intervenções de Frei Hermano Filipe, ofm cap., Ir. Maria José Oliveira, sfrjs e Thatiane de Oliveira, moderado por Dr. Pedro Sinde

12.30 h – Eucaristia de encerramento na Catedral de Bragança.

Nota: Os que tencionam participar e quiserem reservar almoço no Seminário de S. José, até ao dia 31 de maio, devem ligar para 273329130 ou enviar e-mail para servas@sfrjs.org, indicando o nome e a localidade e se participam mais pessoas dessa localidade.