DO ACOLHIMENTO À ALEGRIA DA VISITAÇÃO”, é o tema que o Movimento Eucarístico de Leigos, do Instituto das Servas Franciscanas Reparadoras, vai explorando ao longo deste ano pastoral com os leigos.

O primeiro turno de formações decorreu em 9 locais da diocese nos meses de outubro e novembro de 2022, com o tema “Eis a Serva do Senhor”.

Durante o mês de fevereiro, aconteceu o segundo turno de encontros, com o tema “Maria levantou-se e partir apressadamente”, intensificando a nossa vocação à visitação e valorizando o carisma de Visitadores do Sacrário.

Na mensagem que o Papa Francisco nos escreve por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa, esta verdade ressalta com muito vigor, fazendo uma forte ligação entre a solicitude de Maria e as necessidades do mundo de hoje:

Maria deixou-se interpelar pela necessidade da sua prima idosa. Não se escusou, não ficou indiferente. Pensou mais nos outros do que em si mesma. E isto conferiu dinamismo e entusiasmo à sua vida. Cada um de vós pode perguntar-se: Como reajo perante as necessidades que vejo ao meu redor? Busco imediatamente uma justificação para não me comprometer, ou interesso-me e torno-me disponível?

Também com Alzira da Conceição Sobrinho (Ir. S. João), aprendemos esta “pressa boa” que nos coloca em serviço e em caminho, numa relação de amor intensa com Jesus:

Se eu pudesse ter mil vidas e poder tirar dessas vidas, gotinha por gota de sangue, dar-me-ia por feliz, se o pudesse ver arder em todas as lâmpadas do mundo.

Em cada um dos dois turnos de formações foram alcançadas cerca de 190 pessoas, representantes de 50 comunidades/paróquias.

As Servas Franciscanas acompanham estas realidades como pequenas chamas eucarísticas nos locais, até, mais recônditos da nossa diocese. Esta experiência de acompanhamento, que brota da essência do carisma da congregação, expressa também a gratidão por cada Visitador do Sacrário manter viva a beleza da espiritualidade eucarística nas suas comunidades.