
IR. TERESA SOYÉPIA
(1954-2022)
Nasceu a 30 de setembro do ano 1954 em Catabola, Angola, onde as Irmãs Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado iniciaram a sua missão em Angola no ano de 1962.
No ano de 1971 veio para Portuga para fazer a formação inicial, sendo admitida ao Postulantado no dia 13-11-1971.
Fez os primeiros votos a 15 de agosto de 1974 e os votos perpétuos em 15 de agosto de 1982.
Nos seus primeiros anos como Religiosa fez parte da comunidade de Chacim e a seguir integrou a comunidade do Lar do Menino Jesus no Porto onde fez alguns estudos e tirou o curso de culinária bordados e costura.
De regresso a Angola, em 1986 integra a Comunidade de Kamacupa. Em abril de 1993 fazia parte desta Comunidade, quando se deu o reacender da guerra civil.
Por causa da sua fragilidade esteve algum tempo em Portugal, na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros, tendo regressado depois a Angola, por muita insistência da sua parte.
Integrou a Comunidade de Nossa Senhora Mãe de África, na CAOP, Diocese de Caxito até ao presente.
Apesar de manifestar alguma fragilidade de saúde, a Ir. Teresa Soyépia era uma Irmã de grande doçura fraterna, solícita, muito humilde e discreta, e sempre empenhada nas tarefas que lhe foram sendo entregues, as quais realizava com perfeição.
Faleceu vítima de um cancro num hospital da cidade de Luanda, na manhã do dia 9 de setembro.
Encomendamo-la à misericórdia do Pai Celeste para que nas moradas eternas saboreie como o Senhor, a quem se entregou, é bom!