
Ir. Maria Goretti
Celeste dos Anjos Rito
(1936-2025)
Nasceu na aldeia de Ligares, Freixo de Espada à Cinta. Ingressou no Postulantado da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado a 2 de Fevereiro de 1954. Depois da profissão, a 15 de Agosto de 1957 integrou a comunidades de Sendim de Miranda, durante um ano, regressando depois a Chacim para apoio na formação das jovens Irmãs. Em 5 de Outubro de 1961 é nomeada Mestra de formação, no Patronato da Sagrada Família, ou seja o aspirantado, até ao ano de 1964. A partir desta data foi para a casa de Pereira, onde se dedicou a trabalhos muito diversificados com as meninas do internato, a quem cuidou esmeradamente, em tempos difíceis.
A partir de 1975 integrou as comunidades da Casa de Nossa Senhora de Fátima,
Centro Paroquial de Freixo de Espada à Cinta, como Superiora e Vinhais desde 1984 até 1987. Regressaria à Casa de Nossa Senhora de Fátima e ainda a Comunidade do Lar de Santa Clara em Bragança, durante um ano.
Além do trabalho pastoral na catequese e no apoio aos trabalhos das comunidades a Irmã Goretti dedicou muito do seu tempo a preparar diversos trabalhos em alfaias litúrgicas, que executava com perfeição exímia.
Em 1997 iniciou o trabalho como formadora no Centro de Reabilitação Profissional (Centro D. Abílio Vaz das Neves), na área de bordados, malhas e costura, até ao ano de 2008, continuando no entanto a pertencer à Comunidade da Casa de Nossa Senhora de Fátima.
No ano de 2010 foi transferida para a Comunidade do Lar do Menino Jesus, no Porto, onde permaneceu até setembro de 2013, ano em que foi transferida para a comunidade da Casa de Santa Clara em Bragança. Nesta comunidade dedicou-se ao apoio na confeção de hóstias. No ano de 2021 a sua saúde decaiu bastante, mas continuou a reagir e a fazer pequeninos trabalhos, segundo as suas forças.
Desde agosto de 2023 a Irmã Goretti encontrava-se na comunidade de Mirandela, aos cuidados das suas Irmãs. As suas foças foram decaindo vindo a falecer na manhã do dia 1 de fevereiro de 2025.
A Irmã Goretti era uma pessoa afável, terna e delicada no trato. Sempre revelou muito amor à Congregação e esmerada dedicação para com todos os objetos que serviam ao altar, pelo grande amor Àquele que connosco ficou na Santíssima Eucaristia. A Ele se entregou na juventude, Ele a colhe como fruto amadurecido à sombra da sua divina Presença. Damos-lhe graças pelo dom da sua vida.
O seu funeral realizar-se-á na igreja de S. João Bosco em Mirandela no dia 2 de fevereiro de 2025 às 15.00 horas.
