
Ir. Emília Santos
(1922-2025)
A Irmã Emília Santos nasceu em Seixo de Mira, Diocese de Coimbra, a 19 de novembro de 1922. É a sétima de nove irmãos, sendo que no conjunto dos seus irmãos apenas havia um rapaz. Desde cedo aprende costura e será esse o ofício em que se ocupa até à idade de 35 anos.
Vai alimentando o sonho de se consagrar ao Senhor na Vida Religiosa, no entanto os pais e os irmãos mais velhos não a levam a sério e os anos vão passando. Fugindo de casa, ligou-se à Pia União das Servas da Sagrada Família e passou 5 anos trabalhando num Sanatório, em Torres Vedras. Mais tarde obteve informações acerca da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, tendo pedido para aí ingressar, o que aconteceu em 13 de abril de 1966, aos 43 anos de idade. No dia 4 de Outubro de 1968 fez a primeira Profissão, e em 1974 a Profissão Perpétua. Como tinha prática de enfermagem, logo após a primeira Profissão foi de imediato inserida na comunidade que prestava apoio ao hospital de Vinhais, tornando-se auxiliar de enfermagem. Aqui permaneceu até ao encerramento desta comunidade, ocorrido no ano de 1993. Após esta data ainda integrou a comunidade a prestar apoio ao Lar de Vidago até 1995 e depois a Comunidade do Lar Monsenhor Martins em Ligares, Freixo de Espada à Cinta até ao ano de 1998, altura em que integra a Comunidade de Loivos.
Apesar do seu estatuto de reformada, e dentro da sua avançada idade, foi dentro do que as forças lhe permitiam, apoiando as atividades da Instituição, com muito empenho e zelo, até que o seu ofício principal passou a ser a oração e a presença consagrada, a irradiar um testemunho do Evangelho e da sua presença eucarística. A Irmã Emília deixou em todos quantos a conheceram a imagem de um coração transbordante de bondade, humildade, generosidade, espírito de sacrifício e caridade evangélica. O seu sorriso constante inspirava paz e serenidade.
No dia 19 de novembro de 2022, na Paróquia de Loivos celebrou o seu centenário de vida, com grande lucidez e na alegria da ação de graças ao Deus Autor da Vida. Em 2023, tendo encerrado a comunidade de Loivos, a Ir. Emília Santos foi integrada na comunidade da Casa de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, onde faleceu na madrugada de 02 de julho de 2025. Nela Deus completou uma esplêndida obra de quase 103 anos, vividos em entrega feliz e fecunda!
Louvamos o Senhor Deus da Vida que criou a nossa Irmã Emília e nos fez participar da sua alegria. Pedimos-lhe que a receba no gozo do seu Reino de luz e de paz.
O seu funeral realiza-se a 3 de julho de 2025 às 14.00 horas, em Seixo de Mira, sua terra natal.
