Ir. Efigénia Amada Esteves
Serva Franciscana Reparadora
(1949-2023)
A Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado comunica o falecimento da Ir. Efigénia Amada Esteves.
Natural de Chaves, sentindo o apelo de seguir Jesus, foi admitida ao Postulantado a 02 de fevereiro de 1968, em agosto desse ano ao Noviciado, vindo a professar em 15 de agosto de 1970. Integrou a Comunidade de Bragança para fazer um tempo de formação e de trabalho com crianças.
Fez a profissão perpétua em 29 de julho de 1979, após o que foi integrada na comunidade de Chaves. Aqui assumiu o trabalho do Centro Social Paroquial, no cuidado das crianças de creche e pré-escolar.
Dedicou-se intensamente à pastoral, na Paróquia de Santa Maria Maior, em Chaves, na catequese, formação de ministérios, pastoral juvenil e Movimento Eucarístico de Leigos, dinamizando a formação e as visitas às aldeias. Com um carácter jovial, dinâmico e acolhedor, foi dando testemunho da alegria do Evangelho.
Em 30 de Setembro de 2020 deu entrada na Casa de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros. O agravamento da sua saúde torna-se mais rápido pelo que no dia 2 de fevereiro de 2023 a Ir. Efigénia é acolhida na Casa de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela.
Faleceu na madrugada do dia 3 de outubro de 2023, dia do trânsito de S. Francisco, ficando o seu corpo em câmara ardente na Capela da Comunidade.
O seu funeral realiza-se na Paróquia de S. João Bosco em Mirandela, no dia 4 de outubro de 2023, com início às 10.00 horas.