Ir. Aurora das Neves

(1934-2025)

A Irmã Aurora das Neves Gonçalves, nasceu em Covas – Vila Verde, a 20 de fevereiro de 1934. Feita a formação inicial, emitiu os primeiros votos a 15 de agosto de 1973 e os Perpétuos a 15 de agosto de 1982.

Depois da primeira profissão ingressou na Comunidade de Freixo de Espada à Cinta. No ano seguinte fez parte da Comunidade que prestava apoio ao Hospital de Vila Verde.

Em 1975 é destacada para apoio do Paço Episcopal, em Bragança, durante o episcopado de D. Manuel de Jesus Pereira, tendo estado ainda um ano na Casa de Santa Clara, em 1977 foi prestar apoio ao Convento de Balsamão onde esteve seis anos, integrada na Comunidade de Chacim. Passou ainda pelas Comunidades de Pereira, Casa da Criança Mirandesa em Sendim e no ano de 1995 Casa de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela.

Dedicou-se a trabalhos domésticos e na pastoral, à catequese e visitas domiciliárias. Tinha grande habilidade para trabalhos manuais, que colocou ao serviço da liturgia. Das suas mãos saíram verdadeiras obras de arte em conjuntos de altar, toalhas e paramentos para as celebrações. Na vida fraterna era uma irmã simples e jovial, que fazia festa pelo dom de existir.

Em 2001 é transferida para a Comunidade do Colégio de Nossa Senhora da Paz em Chacim, regressando no ano de 2004 à Comunidade de Mirandela, onde se encontrava aquando do seu falecimento, ocorrido no dia 30 de junho de 2025 ao final da tarde.

O seu corpo repousa em câmara ardente na Capela da Casa de Nossa Senhora do Amparo.

O seu funeral realizar-se-á às 10.00 horas do dia 2 de julho de 2025, na Paróquia de S. João Bosco, em Mirandela.

Ao agradecer o dom da sua vida, encomendamo-la à misericórdia d’Aquele a quem ela se entregou para O servir e amar. Que Ele a faça participante da eterna alegria de O ver e louvar para sempre com todos os Santos e Anjos! Descanse em paz.