Ascensão - VII Domingo Páscoa A

Diante da Palavra

Vinde Espírito Santo de Deus, dai-nos a força para anunciarmos a Boa Nova do Evangelho a todas as criaturas!

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus 28, 16-20

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia,

em direção ao monte que Jesus lhes indicara.

Quando O viram, adoraram n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes:

«Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações,

batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.

Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

 

Caros amigos e amigas, o Evangelho deste domingo convida-nos a partir para o mundo e a levar esperança e o amor de Deus.



Interpelações da Palavra

 

“Quando O viram, adoraram-n’O.” 

 Quarenta dias depois da Páscoa, a Igreja celebra a solenidade da Ascensão de Jesus. É o momento que marca o final da vida terrena de Jesus e da sua passagem definitiva para o Pai.  Os apóstolos encontram Jesus novamente e reconhecendo-O, prostraram-se para O adorarem. Porém, a fé humana não é pura pois, no passado como no presente, existem dúvidas: Será mesmo Ele? Tratar-se-á de uma ilusão? Conhecendo o íntimo do homem, Jesus aproximou-se e falou, dissipando os medos e as incredulidades. Qual é a minha atitude: confio ou des-confio? Tenho a coragem de assumir perante Jesus as minhas dúvidas? E predisponho-me a escutá-Lo?

 

“Todo o poder Me foi dado no céu e na terra.”

Na Ascensão, Jesus confirma o seu poder no mundo humano e na realidade divina, porque Ele é o Filho de Deus. Durante a Sua vida terrena, Jesus passou fazendo o bem: curando os doentes, ressuscitando os mortos, exaltando os humildes. Agora, o seu poder não é apenas na terra, mas também no céu e por isso, junto do Pai, Jesus roga por nós. Com a Sua morte e ressurreição, Jesus restaura definitivamente os laços entre Deus e os homens. A Ascensão é, então, o culminar de uma vida vivida ao sabor de Deus. Neste  movimento  de elevação, não de saída do mundo, mas de ligação com Deus,  através do Espírito Santo,  Jesus faz-nos um convite para lermos todos os acontecimentos à luz de Deus, de que Ele é a imagem viva. No meu dia a dia, procuro elevar os meus pensamentos a Deus?

 

 “Ide e ensinai todas as nações.” 

Tendo recebido o Espírito Santo, os apóstolos são enviados a anunciar a Boa Nova do Evangelho. Na verdade, depois do encontro vivificante com Jesus, os apóstolos voltaram a Jerusalém cheios de alegria. Qual é a causa da sua alegria? Certamente estavam conscientes das dificuldades da sua missão. Contudo, tinham uma certeza: Jesus estaria sempre com eles, eles não seriam abandonados às mãos do mundo. E assim, munidos da força do Espírito de Deus, lançaram-se ao caminho. A mensagem de Jesus é de tal maneira poderosa, que não pode ficar confinada ao grupo restrito dos seus amigos. Tem de ser anunciada a todas as pessoas. De que modo sou testemunho vivo de Jesus? Procuro iluminar a minha vida e a daqueles que me são próximos com as palavras de Jesus?



Rezar a Palavra e contemplar o Mistério

Jesus, também eu estou a caminhar para a Galileia

e sei que Tu vais comigo.

Quando me faltarem as forças na subida,

sê uma brisa suave que me enche de ânimo;

quando me assaltar a vontade de desistir,

sê uma voz que me desperta

e quando finalmente eu tiver chegado ao cume,

acolhe-me nos Teus braços.

 

Viver a Palavra

 

Nesta semana, vou viver como apóstolo de Jesus, no meio do mundo,

 levando a todos uma mensagem de amor e de esperança.

 

Teresa Sousa, OCDS