No dia seguinte à celebração do Natal do Senhor, dia 26 de dezembro de 2024 até ao dia 30 do mesmo mês, na Casa de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado celebrou a sua Assembleia Geral.

Este momento, que reuniu catorze Irmãs representativas de toda a Congregação, foi tempo de encontro, de oração, de análise, de discussão e de projeção.

Num ambiente sinodal, as Irmãs basearam-se nas reflexões que já as comunidades tinham feito sobre vários aspetos da vida da Congregação: vida de oração e sacramentos, obras sociais evangelização, pastoral vocacional e formação. Procuraram linhas de orientação rumo a uma fidelidade cada vez maior ao Senhor Deus, estando atentas aos desafios do mundo atual e ao modo como a vocação consagrada e desafiada a ser testemunho do Reino de Deus.

Preciosa colaboração foi dada pelo Padre Abílio Pina Ribeiro, CMF, que assessorou os trabalhos e propôs várias reflexões que iluminaram os temas tratados. Também o Frei José Pinto, OFM, que é o Assistente Espiritual da Congregação em Portugal acompanhou este momento, dando preciosas achegas nas intervenções com que presenteou as Irmãs.

Este tempo, iluminado pela alegria do ambiente natalício teve uma forte marca de louvor, dado inserir-se no Ano Jubilar da Igreja e no Jubileu da Congregação que, no próximo mês de agosto, celebra 75 anos da sua ereção canónica. A marca do louvor esteve também na festiva ocasião em que ao nível da família Franciscana se recordam os 800 anos do Cântico das Criaturas composto por S. Francisco de Assis, um hino que celebra a paternidade de Deus e a fraternidade que nos une a toda a criação.

No encerramento a Superiora Geral salientou que a Assembleia não terminou mas é caminho a continuar a percorrer! Com os olhos floridos de esperança entramos no novo ano de 2025, querendo viver e provocar, perante todos aqueles com quem nos cruzarmos, o encanto, o enamoramento por Cristo.