• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

XVIII Capítulo Geral

Dia 27 de Junho

A Vontade de Deus

A aurora da manhã deste dia apresentou-nos a manifestação do nosso Deus, presente no quotidiano das nossas vidas, como Aquele que sabe acompanhar amorosamente os Seus filhos.
Ele está acima de tudo e encontra-se em tudo. Ele pede-nos uma construção firme, reforçada pela Palavra que nos cabe guardar no coração e transpor para a vida.
Podermos celebrar fraternalmente o Mistério Eucarístico, é o maior presente que nos é oferecido pela manhã. Contemplar a dádiva do Amor Maior, é para cada Serva Franciscana Reparadora o manjar que refaz as nossas forças para cada “viagem” concretizada na vida.
Hoje, foi ao Frei Armindo Carvalho, OFM, o nosso assistente espiritual, que coube a graça de partilhar connosco a Palavra e o Pão do Amor de Jesus entre nós.
Fomos convidadas a discernir sempre a Vontade Daquele que é soberano e o único capaz de guiar as nossas vontades. Ele tudo criou, sabe que sem bebermos constantemente desta Fonte Divina, não somos nada. Ele nos “primeireira”, Ele nos leva a fazer a Sua Vontade.
Depois da refeição fraterna, percorremos o curto caminho até à sala capitular. Aí, insistimos com o Espírito Santo para que estivesse presente em todo o nosso pensar e agir. Pedimos que fosse o nosso condutor na “viagem” deste dia que seria de reflexão atenta ao futuro, apontando esse caminho de esperança, capaz de renovar, refazer e reparar o nosso viver fraterno, a nossa vida do espírito, a nossa pastoral vocacional, a nossa formação inicial e permanente, o nosso recentramento carismático, a nossa missão, a primazia do serviço e atenção aos mais pobres, a vivencia da pobreza presente na economia e gestão dos nossos bens.
Fomos aos grupos, com todas estas prioridades e desafios para aí, partindo de um diálogo construtivo, repassamos essas linhas de orientação para o nosso viver Eucarístico, Franciscano e Mariano, no mundo de hoje.
O plenário foi consensual, partimos do princípio que todas unidas num mesmo pensar, num mesmo bater do coração, saboreamos a frescura da atualidade do carisma que lado a lado vivemos e a quem queremos insuflar o oxigénio necessário para apresentarmos ao mundo um testemunho credível. Nesta tarde fizemos ainda um estudo sobre o Plano Geral de Formação. Uma peça fundamental de normas claras para a formação dos membros do Instituto.
O diálogo nos grupos foi de suma importância, o plenário iniciado ainda nesta tarde foi também enriquecedor, mas como o dia de trabalho se encaminha apara o seu término, suspenderam-se os trabalhos e fomos fazer companhia o Mestre por alguns momentos e Nele descansar das fadigas do dia. Rezamos com a Igreja a oração litúrgica de Vésperas que nos introduziram na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a celebrar no dia 28, Sexta-feira.
O jantar esperava-nos, refizemos o irmão corpo e depois em gesto de partilha fraterna, visualizou-se o grande acontecimento celebrado em 2016, no encerramento do ano jubilar de: 100 anos de sonho; 75 anos de Audácia num projeto e 25 anos de maioridade na esperança.
Por tantas e tão grandes maravilhas, demos graças ao Senhor.


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados