• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

XVII Capítulo Geral

Dia 31 de Julho

Último dia de Capítulo. As Irmãs reuniram na sala capitular para analisar, debater e votar os documentos resultantes dos debates capitulares.
Ao final da manhã as Irmãs celebraram a Eucaristia presidida pelo Frei Armindo Carvalho. Pegando na analogia da colaboração entre o lápis e o papel, este irmão salientou alguns traços da história da Congregação, mormente os que se relevam na celebração deste Ano Jubilar, com a sua expansão e crescimento. Disse que este Capítulo é “responsável pelo louvor e gratidão a elevar a Deus por este dom e caminho feito, tal como o foi, e entrega-lo à misericórdia do Senhor”. Falou-nos da riqueza do carisma também para a Família Franciscana e ligou-o à celebração dos 800 anos da chegada dos primeiros filhos de S. Francisco a Portugal. Neste carisma reluz a Eucaristia como “a nossa razão de existir” frisou, pois “é a missão que a vocação nos cria e nos entrega”. Finalmente evocou Maria, “Mãe da Eucaristia, o primeiro tabernáculo que Jesus habitou” para a colocar como “o mais perfeito modelo de espiritualidade eucarística”.
Depois do almoço e da aprovação dos últimos documentos, a Superiora Geral dirigiu uma palavra final às Irmãs Capitulares, salientando que “trazemos uma caminhada feita, é preciso pegar no passado repleto de memória e amassa-lo com esperança”. Agradeceu à Superiora Geral cessante e seu conselho e a “cada Irmã da Congregação todo o entusiasmo no assumir do carisma e o esforço da fidelidade”. A Ir. Teresa Fernandes convocou cada Irmã da Congregação para a comunhão! Agradeceu a confiança das Irmãs e o Conselho Geral que sai deste Capítulo para com ela colaborar estreitamente em favor da Congregação, registando com satisfação a eleição da primeira Conselheira Geral angolana.
Cada Capitular, e os sacerdotes que acompanharam a celebração do Capítulo, muito especialmente o Pe. Pina Ribeiro, CMF foram também alvo de menção agradecida. O último convite foi ao louvor, com o cântico das Criaturas: “Altíssimo, omnipotente e bom Senhor!”

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados