• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

XVII Capítulo Geral

Dia 26 de Julho

“Jesus, Maria e José, Santa Ana e S. Joaquim, na vida e na morte lembrai-vos de mim” – Esta jaculatória difundida pelo Padre Cruz e conhecida em algumas zonas de Portugal, foi-nos lembrada pelo Padre Pina Ribeiro na celebração Eucarística deste dia de S. Joaquim e Santa Ana, dia dos avós.
A manhã foi dedicada à apresentação do relatório de Angola pela Irmã Maria dos Anjos. Nessa porção da Congregação estão 41 irmãs e há outras 10 irmãs em missão em diversos contextos geográficos onde a Congregação está presente. Há também 7 jovens no postulantado e 3 no noviciado.
O início da tarde foi numérica, com visualização de várias tabelas e gráficos de barras que ilustravam a realidade económica quer das instituições da Congregação, quer da própria Congregação, pelo Técnico Oficial de Contas e pela Ecónoma Geral da Congregação, Ir. Teresa Fernandes.
As informações do Brasil foram apresentadas pela Irmã Sameiro Vieira, que não esqueceu a visita da imagem da Virgem Peregrina de Fátima à Comunidade de Santo António. Falou também das irmãs que estavam no Brasil e tiveram de regressar a Portugal por motivo de doença.
Na informação de Moçambique, apresentada pela Irmã Anunciação Xavier, pudemos ver a jovialidade da Congregação presente no postulantado e noviciado aí existente e que tem membros do Quénia e de Moçambique. Estão presentes em Moçambique três comunidades: Comunidade Nª Sª de Fátima em Cumbana, Comunidade de Santa Marta, em Maputo (postulantado e noviciado) e Comunidade Nossa Senhora da Esperança em Nicoadala. Esta abriu em 6 de julho de 2015 e já acompanha aspirantes.
A Superiora Geral, de seguida, deu por terminado o seu Relatório, renovando a sua palavra de gratidão e deixando uma nota de esperança para o futuro.
São calorosas e expectantes as saudações e mensagens dirigidas às Irmãs Capitulares. Algumas das mensagens incluem desafios ao Capítulo. Agradecemos muito a todos as vossas orações.
Ainda antes da oração de Vésperas foi dada a conhecer a constituição dos grupos de trabalho. O assessor do Capítulo propôs uma metodologia de trabalho a seguir no trabalho em grupo que se iniciará amanhã.

O dia findou com a oração de vésperas.


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados