• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

XVII Capítulo Geral

Dia 23 de Julho

Abertura do Capítulo Geral

Aos 23 dias do mês de Julho do ano da Graça de 2016, Ano Jubilar da Misericórdia e Ano Jubilar especialmente concedido à Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado pelo Papa Francisco, ocorreu a abertura solene do XVII Capítulo Geral desta Congregação, em Macedo de Cavaleiros.
A sessão solene iniciou pelas 15 horas, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, com a presença das Capitulares, várias Irmãs da Congregação, muitos amigos, sacerdotes e religiosos, bem como colaboradores das Instituições tuteladas pela mesma Congregação.
As jovens que são acolhidas no Centro D. Abílio Vaz das Neves, deram as notas de entrada, entoando o hino desta Instituição e sendo arautas de boas vindas para todos os presentes.
De seguida usou da palavra a Superiora Geral da Congregação, Ir. Maria da Glória Pereira Veloso que, sublinhando as notas de boas vindas, agradeceu a presença de todos os que quiseram partilhar de tão significativo momento na história deste Instituto religioso. Falou do Capítulo como um tempo de escuta e fez memória de alguns passos da caminhada desta Congregação. Destacou a presença da Irmã Provincial das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, com outro membro do seu Governo e também da Superiora da Casa do Menino Deus, de Barcelos, onde os dois primeiros elementos das Servas Franciscanas Reparadoras fizeram a sua formação inicial, salientando assim o vínculo de proximidade espiritual entre os dois Institutos.
Depois destas palavras de acção de graças, a Superiora Geral passou a palavra a um amigo muito especial da Congregação, o Pe. Manuel Marques Novo, da Ordem dos Frades Menores. Na sua maturada juventude de 90 anos, passado um dia do 65º aniversário da sua Ordenação Sacerdotal, este amigo fez jus ao seu currículo de proximidade para com a Congregação, na orientação de retiros, assessoria de Capítulos Gerais e sobretudo no acompanhamento dedicado e solícito, presença generosa em momentos chave da sua história. O Pe. Marques Novo desenvolveu um tema de exortação, de encorajamento e estímulo para este Capítulo Geral, testemunhando perante todos os presentes a sua alegria de consagrado.
Ao fim da tarde, os participantes dirigiram-se à Igreja de S. Pedro para participarem na Eucaristia que foi animada por cânticos de júbilo, adjuvados por alguns ritmos africanos, expressos na variedade multicultural das Irmãs presentes. Esta celebração foi presidida pelo Sr. Pe. Marques Novo e concelebrada pelos Rev.mos Cón. Silvério Pires e Con. Manuel Inácio de Melo, da Diocese de Bragança-Miranda e pelo Pe. Basileu Pires da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, com a presença do Diácono Ilídio Mesquita.
Este dia de confraternização culminou com o jantar no Centro D. Abílio Vaz das Neves.


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados