• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Missão

Num sentido de ser sinal do amoroso rosto de Deus, cada uma das Irmãs da Congregação procura traduzir na sua vida o exemplo de Jesus que passou pelo mundo fazendo o bem. A abertura à Palavra de Deus, cruza-se com os apelos da humanidade.
Daqui surgem as duas normas: fidelidade a Deus, fidelidade ao Homem.
A nossa actividade é assim orientada:

 

O trabalho de Solidariedade Social identifica-se com o contexto sócio-cultural que envolve as várias comunidades. A Congregação dedica-se à promoção da pessoa, nas várias etapas da sua vida.
A infância é o momento de lançar alicerces e preparar a vida. Infantários, Jardins de Infância, Apoio a Tempos Livres, Escolas Primárias... obras que traduzem o desejo de servir um crescimento sadio, consciente e criativo!
A atenção aos mais carentes é uma preocupação de relevo.
O trabalho com crianças e jovens privados de meio familiar normal merece-nos o melhor cuidado e empenhamento. Em Pereira, Macedo de Cavaleiros, Sendim, Vilar de Nantes e Braga as Irmãs empregam o melhor de si mesmas num trabalho árduo e exigente.
A juventude é um período para assimilar experiências, solidificar convicções e valores, promover descobertas, intensificar a caminhada, definindo opções... A actividade das Irmãs no Colégio de Nossa Senhora da Paz, em Chacim e em variados lares de acolhimento a jovens estudantes quer ser ajuda para um crescimento sempre caracterizado por sinal mais...
Em Macedo de Cavaleiros, o Centro de Reabilitação Profissional para deficientes é um espaço onde também se orienta esse crescimento de uma forma especial, mas não de menor importância.
As Irmãs trabalham também na área da saúde, procurando ser presença humanizadora e rosto do Deus consolador.
Na penosa solidão da velhice, onde declinam horizontes e se apagam certezas, está também a actividade das Irmãs, procurando criar ambientes de acolhimento e de carinho. Lares de Terceira Idade, Centros de Dia e Apoio Domiciliário são contextos em que algumas Irmãs vivem o carisma do "Bom samaritano".

 

A nível pastoral, a Congregação dedica-se ao apostolado paroquial: na Catequese, animação de grupos paroquiais, animação litúrgica, formação cristã a vários níveis.
Com todo o amor e reverência que nos merece a presença de Jesus Sacramentado, preparamos os espaços de Celebração, o pão, o material e as demais alfaias que servem ao Sacrifício Eucarístico.
Por causa da escassez de clero, em algumas zonas, as Irmãs disponibilizam-se para a animação de celebrações dominicais na ausência de Presbítero.
Com a mesma solicitude, visitamos os doentes, levando-lhes o alimento da Palavra, da Eucaristia e o conforto de uma presença.
O trabalho apostólico das Servas Franciscanas Reparadoras assume a forma de cada contexto cultural e geográfico, e a força das carências que aí se verificam.
Destaca-se na nossa acção pastoral a coordenação e dinamização do Movimento Eucarístico de Leigos, por nós fundado e que participa, por assim dizer, deste mesmo carisma e espiritualidade. De acordo com as várias faixas etárias, o Movimento Eucarístico de Leigos está dividido em três sectores: Florinhas do Sacrário para crianças, Juventude Eucarística Franciscana, para jovens e Visitadores do Sacrário para adultos.
  

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados