• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Galeria

Bragança: Natal com valor(es)

 

 

 

 

 

 



O Projecto Educativo da Escola de Santa Clara, de Bragança iniciado este ano lectivo, visa a apresentação e exploração de valores morais e cristãos através de actividades várias desenvolvidas ao longo do ano, dentro e fora da sala de aula. Neste sentido, e vivendo a alegria de Deus vir morar no meio de nós, a escola propôs algumas experiências para o final do primeiro período. Formação de adultos – no dia 7 de Dezembro, proporcionou-se a formação espiritual aos funcionários do Colégio, sob o tema "...Estrela...". Esta acção de formação, tal como em anos anteriores, pretende estimular a formação espiritual daqueles que connosco trabalham.
Um gesto um sorriso IV – é já a quarta iniciativa deste género, pela qual, após a angariação de bens alimentares por parte das crianças da escola, elas mesmas, com a ajuda da Caritas Diocesana, fazem a distribuição dos bens reunidos pelas famílias mais carenciadas da cidade.
Presépio da escola – envolvendo as crianças na construção do presépio da Escola e dando corpo ao Projecto Educativo da Escola, as crianças foram convidadas, no inicio do Advento, a escolher um valor que, em família, se comprometeriam a trabalhar até ao Natal. Escolhido o valor forraram caixas a gosto, que representam a temática abordada em família. Estas caixas são agora presentes para o Menino Jesus e serão entregues às famílias carenciadas a quando da distribuição dos bens alimentares.
Festa de Natal – nos últimos dias de aulas teremos a tradicional festa de Natal, o lanche partilhado, a troca de livros e a eucaristia de Natal. Será um tempo de festa e de comunhão em volta do Menino-Deus. Na parte da Creche e Jardim de Infância, a festa de Natal celebrar-se-á no dia 16.
Presépios familiares - Na parte do Jardim de Infância as actividades de preparação para o Natal foram numa linha de envolver, não só as crianças, mas também as suas famílias no genuíno espírito desta quadra.
Lançámos a cada uma das famílias o repto de construir um presépio, usando materiais recicláveis. A originalidade, a criatividade, o bom gosto e o envolvimento de todos os membros da família nesta tarefa que tanto entusiasmou, extravasaram para a exposição que esteve alguns dias patente no nosso ginásio.
No dia 10, cada presépio foi levado com muita alegria e satisfação. Cada família passará o Natal com um presépio em que constam os principais protagonistas desta festa universal.
A portaria está ornamentada por quatro presépios elaborados pelas crianças de cada uma das salas.
Uma estrela feita de estrelas - Na valência de creche o desafio foi outro: cada família foi convidada a ajudar a criança a enfeitar uma estrela. Todas as estrelas foram colocadas numa estrela maior, na portaria, a qual ilumina com os seus raios o caminho dos magos até ao presépio. Foi outro significativo gesto de envolvimento familiar.

Ir. Conceição Borges e Ir. Maria José Pancrácio

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados