• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

Notícias Ecclesia

Faleceu a Ir. Maria dos Anjos (1935-2021)

 

A Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, comunica o falecimento da Ir. Maria dos Anjos, cujo nome de batismo era Maria Laura Gabriel. Faleceu na madrugada de 30 de junho de 2021, no Lobito, em Angola.

 

Maria Laura Gabriel, nasceu na aldeia de Gebelim em 13 de fevereiro de 1935. Foi admitida ao Postulantado das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado em 19-03-1951, tendo celebrado a primeira profissão a 15-08-1954.

Depois da Profissão tirou, em Lisboa, o curso de enfermagem. No ano de 1955 pertenceu à comunidade que fundou a Casa Verde, em Mirandela. Permaneceu nesta Comunidade um ano, tendo em seguida sido transferida para o Colégio Lusitano, no Porto a fim de continuar os seus estudos que prosseguiria depois em Bragança, frequentando o curso do Magistério Primário.

No ano de 1959  foi colocada na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros e leccionou na aldeia de Travanca. Nos anos 1960-61 esteve na Comunidade de Chacim, como Mestra de Postulantes. Passou depois pelas comunidades de Jerónimo de Real e Palmeira, na zona de Braga, e em 1963 foi-lhe entregue a responsabilidade da Comunidade do Porto.

Em 1964 foi nomeada Mestra de Noviças, tendo-o exercido apenas alguns meses, por circunstâncias várias. Passou ainda pelas Comunidades de Hospital de Alfândega da Fé, onde exerceu serviços de enfermagem e pelo Lar da Imaculada em Bragança.

Fez parte do quarto grupo de missionárias, que partiu de Lisboa a 4 de Dezembro de 1968, tendo ido para a Missão de General Machado (Kamacupa), como professora.  Esteve nesta Missão nove anos. Os dois últimos já sob a égide da independência passou-os em extrema insegurança, lecionando gratuitamente e tendo por companhia apenas a Ir. S. Paulo. Em 1979 a Ir. S. Paulo ficou extremamente doente e sem se poder manter ali conseguiram um avião que as levaria ao Lobito e dali partiram para Portugal. Nesse ano aproveitou para fazer o 7º ano do Liceu, em Chaves. Regressou a Angola e ficou integrada na Comunidade do Lar da Mãe de Deus e a lecionar no Colégio das Doroteias, no Lobito.

 A 25 de Março de 1981 foi nomeada Mestra de Noviças da Delegacia de Angola, acumulando o de Mestra de Postulantes nos primeiros anos. O de Mestra de Noviças foi exercido até ao ano de 2001, na Casa de formação ou seja Lar da Mãe de Deus, no Lobito, onde foi Superiora, em 2000-2001.

Assumiu o cargo de Superiora da Comunidade da Casa de Santo António, no Cavaco no ano de  2004.

No ano de 2007 (2 de outubro de 2007) foi nomeada Superiora da Delegação de Nossa Senhora Mãe de África, como esta passou a chamar-se e continuou a viver na Casa de Santo António no Cavaco-Benguela. Depois do Capítulo de 2010 foi novamente nomeada para o mesmo cargo e reconduzida em Dezembro de 2013, depois do Capítulo celebrado em Julho do mesmo ano até janeiro de 2017. Neste ano assume o cargo de Ecónoma da Delegação, continuando com a mesma atenção aos assuntos que dizem respeito à Delegação.

A Ir. Maria dos Anjos era uma mulher discreta e simples, mas no seu modo de se relacionar era muito cordial e muito atenta e pressurosa para com as necessidades dos outros. Com o seu trato desinteressado e fiel, sempre provocou simpatia e estima junto de quantos a conheceram, tornando-a uma  viva anunciadora do Evangelho, através do seu testemunho, muitas vezes silencioso.

O segredo da sua irradiação de Jesus e da sua mensagem vinha-lhe de uma intensa vida de oração. Era uma alma contemplativa e com entranhado amor à Congregação particularmente à Delegação de Nossa Senhora Mãe de África, em Angola, que ela ajudou a consolidar e sempre amparou, com verdadeiro amor maternal.

Faleceu inesperadamente na madrugada do dia 30 de junho numa clínica da cidade do Lobito, Angola, onde tinha sido internada no dia anterior.

Confiamos ao Deus do amor, o perfume de incenso da sua vida que sobe até Ele no movimento amoroso e na atitude de entrega que sempre a caracterizou. Toda a Congregação, familiares e amigos se unem em ação de graças pelo dom da sua vida e pelo testemunho irradiante de beleza que nos deixa.

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados