• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

Notícias Ecclesia

Ir. Calvário (Maria de Almeida Costa) 1936-2021

 

Maria de Almeida Costa, Ir. Calvário, nasceu na aldeia de Varzea, Calde, Diocese de Viseu no dia 18 de Novembro de 1936. Ingressou no Postulantado da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado em 2 de fevereiro de 1965, vindo a professar a 15 de agosto de 1968 com o nome de Ir. Maria do Calvário, pelo qual era mais conhecida.

Depois da Profissão permaneceu em Chacim, e depois passou pela comunidade do Patronato de Santo António, em Bragança, durante dois anos, e em seguida pela comunidade do hospital de Macedo de Cavaleiros, durante um ano.

No ano de 1971 deu entrada na Comunidade do Lar D. Pedro V, em Braga, onde permaneceu até 2013. No final desse ano, tendo-se agravado os seus problemas de saúde, foi acolhida pela comunidade da Casa de Nossa Senhora do Amparo em Mirandela, onde permaneceu até ao presente. A 16 de janeiro de 2021 deu entrada no hospital de Mirandela, infectada com covid-19, vindo a falecer na manhã do dia 25 de janeiro de 2021, Festa da Conversão de S. Paulo.

Nas comunidades por onde passou a sua missão principal foi a cozinha, mas também a catequese e a um diálogo evangelizador, impregnado de bondade.

Chegada ao termo da jornada, damos graças ao Senhor pelo dom da sua da sua vida simples e dedicada, pela sua entrega generosa e afável pela qual deu testemunho do Evangelho da simplicidade e da alegria. E pedimos que, tendo ela contemplado a Cruz de Cristo, alcance a alegria da Ressurreição.

Dia 26 de janeiro, pelas 14.30 horas, seu corpo passará pela Igreja de S. João Bosco em Mirandela e será sepultado no cemitério de Golfeiras, naquela localidade.

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados