• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

Notícias Ecclesia

75 ANOS DA INSTITUIÇÃO DO NOVICIADO

Dia 13 de Junho de 2020, na celebração de Santo António, as Servas Franciscanas têm um outro motivo para celebrar a alegria da vocação e o dom das primeiras Irmãs. Neste dia passam 75 anos da Instituição do Noviciado na Congregação, na aldeia de Chacim, com a admissão das primeiras Irmãs, incluindo aquela que recebeu de Deus o dom do Carisma: Alzira da Conceição Sobrinho. 

A obra “Servas Franciscanas Reparadoras, cinquenta anos de vida”, escrita pelo Pe. Alfredo Augusto Teixeira, OFM, relata assim este dia histórico na vida do Instituto:


A 13 de Junho de 1945, D. Abílio preside à cerimónia da tomada de hábito de um grupo de seis irmãs, primícias do Instituto por ele fundado. Associam-se à celebração festiva catorze sacerdotes, muitos familiares das irmãs e numeroso grupo de amigos, mormente da Alzirinha, vindos do Porto, Chaves, Barcelos e outras localidades. O cortejo saiu do convento em direcção à igreja paroquial que fica repleta. As cerimónias decorrem com beleza, pompa e elevação espiritual, transportando a assembleia a um ambiente de sabor celestial.

A mudança radical de vida das esposas de Cristo é simbolizada por sinais exteriores bem perceptíveis: troca da veste e do próprio nome. Aqui os registamos para a necessária identificação.

Alzira da Conceição Sobrinho - Ir. Maria de S. João Evangelista
Balbina Benjamim Pinto - Ir. Maria de Salomé
Fernanda da Piedade Samões - Ir. Maria de Santa Madalena
Isilda Augusta Morais - Ir. Maria de S. Pedro
Lúcia da Conceição Velhote - Ir. Maria de S. Lázaro
Maria Cristina Correia Jardim - Ir. Maria de Santa Verónica

Terminada a celebração, o cortejo vem em procissão para o convento, Casa de Santo António, onde é servida uma refeição a cerca de 150 pessoas. Refeitas as forças físicas, começa a dispersão dos forasteiros e, restabelecida a bonança, é exposto o Santíssimo das 17 às 20.30 horas. Assim terminou este dia, verdadeiramente histórico, implorando de Deus a graça de que a pequena semente se multiplique e torne árvore frondosa.

Hoje a Congregação, radicada em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil conta com 156 Irmãs professas e 23 jovens na formação inicial.


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados