• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

Notícias Ecclesia

Formação Bíblica - Eucaristia na Bíblia

No domingo, 8 de março, o Patronato de S. José, em Vilar de Nantes – Chaves, acolheu os participantes no Encontro Bíblico dinamizado pelo Movimento Eucarístico de Leigos.


Este encontro versou sobre a “Eucaristia na Bíblia” tendo em conta que este ano se realizará o 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste (Hungria).
Os participantes e as dinamizadoras do encontro vieram de diferentes localidades do concelho de Chaves e do concelho de Bragança. Ao longo do dia o número de participantes foi aumentando, tendo em conta que cada um procurou celebrar a Eucaristia na sua própria comunidade.
Após o acolhimento, fizemos a oração da manhã, a qual incluiu a recitação do Salmo 80, a escuta de Romanos 8, 35-39 e outras orações, concluiu com a bênção de Santa Clara e o canto alegre de “Bendito sejas, Senhor, és o Pão que nos sacia, nós te adoramos, Jesus, nós te adoramos na divina Eucaristia”.
A reflexão sobre a Eucaristia no Antigo Testamento foi feita pela Irmã Emília Seixas, através do desenvolvimento dos tópicos: Pré-história da Páscoa (Êxodo 12, 1-20; Deuteronómio 16, 1-8), História da Páscoa (séc. XIII a.C.; Êxodo 1-15), Releitura da narração do Êxodo sobre a Páscoa, de Josias,rei de Judá (640-609 a.C.) a Jesus. Os participantes puderam pesquisar nas suas próprias bíblicas algumas das passagens bíblicas e proclamá-las perante o grupo, esclarecendo dúvidas que iam surgindo.
Ainda antes da exploração de alguns textos do Novo Testamento relativos à Eucaristia, feita pela Irmã Irene Mulli, houve a oportunidade de tomar um chá quente e comer uma bolacha. Assim dessedentados, pudemos percorrer com a Irmã Irene o discurso do Pão do Céu (João 6) e o caminho de Emaús (Lucas 24, 13-35), reconhecendo-nos caminhantes com Jesus ao lado de Cléofas.
A esta intensa manhã de estudo seguiu-se a refeição preparada na cozinha do Patronato.
No período da tarde a assembleia foi dividida em quatro grupos, tendo dois refletido sobre as semelhanças e as diferenças entre os textos de Êxodo 12, 1-20 e Deuteronómio 16, 1-8 e outros dois sobre a dimensão eucarística em João 13, 1-17 (Jesus lava os pés aos discípulos).
Feita a exposição dos trabalhos de grupo e a distribuição dos leitores para o tempo de adoração dirigimo-nos para a igreja paroquial de Vilar de Nantes. Aí, juntos, adoramos Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, entoando cânticos de louvor e dirigindo-nos a Ele com textos inspirados na passagem de Lucas 24, 28-35, retirados do Documento Final do Sínodo dos Bispos para a Juventude.
Este tempo de formação terminou com o refrão “Visitando os Sacrários com Amor, onde Cristo se oferece em alimento, e torna-los mais dignos do Senhor, é servir o Divino Sacramento”.

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados