• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

Deserto de Inverno

DESERTO DE INVERNO
– Jovem, eu te digo, levanta-te –
Tomando como base o tema do Papa Francisco para os jovens em 2020, “Jovem, eu te digo, levanta-te” (Lc 7, 11-17), decorreu em Miranda do Douro o “Deserto de Inverno” da JEF.


Esta actividade, insere-se no caminho de acompanhamento dos jovens do movimento e está aberta a outros jovens. Visa um espaço de encontro e reflexão junto à lareira, num clima de proximidade, abertura e diálogo. Neste quarto ano, depois de Podence, Cerejais e Seminário de Bragança, foi a comunidade das Servas Franciscanas em Miranda do Douro que acolheu, no dia 18 de janeiro, os 22 jovens participantes.
Depois de um tempo de acolhimento dos jovens dos quatro grupos presentes (Bragança, Macedo, Miranda e Vimioso), tivemos a oração da manhã embebida na alegria de mais um dia e na entrega deste caminho junto do Sol, Jesus Cristo.
Já mais próximos, acendemos a lareira e reflectimos sobre a chama que aquece, a chama que ilumina e a chama que destrói, partilhando experiências que vimos junto à lareira no nosso quotidiano e que se podem reportar à vida espiritual.
Centrados já na identidade do “ser jovem”, foi apresentado um vídeo da dinâmica Cristo Vive à distância de um Click que aborda essa temática. De seguida cada grupo trabalhou alguns números do Documento Final do sínodo sobre o Ser jovem hoje e elaborou uma galáxia de palavras jovens, assim como alguns hashtags alusivos às características dos jovens.
Um passeio pelo exterior e uma dinâmica onde, bem juntinhos, fomos passando o testemunho (bola), levou-nos ao último tema da manhã, a exploração da passagem bíblica que dá o mote à caminhada deste ano para as JMJ em Lisboa, “Jovem, eu te ordeno, levanta-te.” (Lc 7, 11-17). Num diálogo aberto foi trabalhado o contexto da passagem e o que nos diz hoje este texto, o que é para nós “levantar”, que circunstâncias nos afundam e derrotam no nosso dia-a-dia, e o que nos pode ajudar a levantar do vazio e do nada. Concluímos a manhã com a certeza de que somos chamados a ser “jovens levantados”, e que Jesus nos quer vivos, alegres e testemunhas da esperança.
Depois do saboroso almoço partilhado, o grupo de jovens animou a adoração eucarística que decorreu na Igreja da Santa Cruz com as crianças da catequese. Neste tempo com Jesus Eucarístico, colocamos as nossas derrotas e silêncios, para que Ele nos cuide e nos levante, dizendo-lhe em segredo uma palavra especial…
Na passagem pela Concatedral de Miranda, após uma breve visita orientada por uma “jovem da terra”, fez-se a oração de compromisso (“Os meus pés”), e fomos enviados a ser eucaristia onde quer que nos encontremos, porque Deus ama muito cada um de nós e quer-nos vivos!


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados