• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

Notícias Ecclesia

Encontro de Abertura SFRJS 2019

No dia 28 de Setembro, na Casa de Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros decorreu um tempo de encontro das Irmãs Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, tendo estado presentes 58 Irmãs das Comunidades de Portugal.

 

Subordinado ao tema do Ano Pastoral, cujo slogan é “Eucaristia, fonte do nosso viver”, através de uma dinâmica, as Irmãs foram reconhecendo aspetos preciosos da sua vida que encontram o seu manancial na Eucaristia: a alegria, a fraternidade, o perdão, a reconciliação, a amizade, a paz… que foram aprofundados no tempo de oração. Este ajudou no encontro matutino de louvor com o Senhor e de umas com as outras, na entrega da nossa disponibilidade e na alegria de estarmos juntas para ler os traços do nosso carisma e encontrar formas de o viver e de o expressar neste novo ano letivo que se vai desenhando, tendo como pano de fundo o 52º Congresso Eucarístico Internacional a celebrar daqui a um ano na Hungria.
A Superiora Geral fez um tempo de reflexão sobre como a Eucaristia, a sua adoração e vivência nos é fundamental para o desenrolar da nossa vida numa fidelidade à nossa consagração e como garantes da nossa realização pessoal e comunitária. A Superiora Geral escolheu alguns aspetos do nosso carisma que urge ter presentes e que neste ano, mais dedicado à Eucaristia, serão recorrentes nas nossas reflexões a nível interno e das quais seremos também portadoras na nossa pastoral, segundo o sonho da nossa Ir. S. João: “Queria em cada coração que palpitasse sobre a terra formar um trono a Jesus-Hóstia”. O cuidado da liturgia, a adoração eucarística dentro e fora das nossas comunidades, e com o povo de Deus, a nossa pastoral catequética, serão marcas do nosso ser Servas Franciscanas Reparadoras, pois “a Serva Franciscana na sua caminhada pela vida fora nunca perderá de vista o seu ideal, o seu espírito: ser Eucarística na vida. E nesta vida a sua estrela é Maria, a Imaculada, o seu bordão é o Pai, S. Francisco”! (D. Abílio Vaz das Neves)
No final da sua exposição a Superiora Geral deu a conhecer a admissão ao Postulantado da jovem Alexandra Teixeira, no próximo dia 4 de Outubro em Mirandela, a qual foi saudada com uma salva de palmas, como demonstração do regozijo comum das Irmãs e das boas vindas a este novo rebento.
Depois de um breve intervalo foi a vez de a Ir Maria José Oliveira apresentar o Plano anual, e o projeto comunitário. Seguiu-se a intervenção da Ir. Emília Seixas que motivou as irmãs para o Plano do Movimento Eucarístico de Leigos, a qual também se serviu do conto de Oscar Wilde “o príncipe feliz” e depois a Ir. Conceição Borges que detalhou mais o plano de pastoral na calendarização das atividades e fez a partilha sobre toda a dinâmica da pastoral juvenil, a partir do tema do último Sínodo dos Bispos. Baseou-se no último encontro ocorrido em Fátima sobre esta temática, orientado pelo Salesiano, Rossano Sala, secretário do Sínodo, resumindo que o sínodo sobre os jovens é um apelo à conversão dos adultos, de modo que se dê voz e vez aos jovens e estes possam ter um papel mais interventivo na Igreja.
A manhã culminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo senhor Cón Silvério Pires, que na homilia desafiou as Irmãs dentro da dinâmica de preparação para o 52º Congresso Eucarístico a continuar a fomentar a adoração Eucarística junto do povo de Deus.


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados