• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5
  • Slide 6

Notícias Ecclesia

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

No dia 15 de agosto de 2019, pelas 11:30h teve início, na igreja de Santa Maria, Mãe da Igreja a celebração Eucarística da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Foram também motivo de júbilo as celebrações das Bodas de Ouro e de Prata de algumas Irmãs da Congregação, e os 69 anos da fundação da Congregação (1950-2019).

A Eucaristia, participada por um grande número de fiéis (entre os quais os familiares e demais convidados das Irmãs jubiladas), foi presidida por Sua Ex.cia Reverendíssima D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda e concelebrada por alguns sacerdotes, o Sr. Cónego Manuel Inácio de Melo, pároco de Macedo de Cavaleiros até há alguns anos atrás, o Sr. Cón. Silvério Benigno Pires, o Pe. Tiago Alves e o Pe. Quintino Manuel Trinchete da Diocese de Setúbal.

Depois da proclamação do Evangelho de Lucas 1, 39-56, na sua homilia D. José Cordeiro, referiu que “O texto da visitação de Maria coloca diante de nós a história destes dois impossíveis: uma era virgem e a outra era velha. Ambas não podiam ser mães, mas ambas foram mães. É também este texto que o Papa Francisco escolheu para a próxima Jornada Mundial da Juventude a realizar em Lisboa em 2022, sobretudo esta primeira frase: Maria levantou-se e dirigiu-se apressadamente para a montanha. Apressadamente e não ansiosamente, diz o Papa Francisco.” Fazendo a ligação deste texto com o carisma das Servas Franciscanas Reparadoras, lembrou que “ser Serva Franciscana significa estar totalmente do lado de Deus (donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor).” E, na sua vertente franciscana “ser franciscano é ser pobre, por opção alegre e generosa. (…) O amor leva sempre à pobreza, porque é o despojamento de nós próprios, daquilo que é perfeitamente secundário, quando descobrimos o tesouro escondido, por isso é que ele é escondido e só alguns o encontram”. D. José Cordeiro fez a ligação intrínseca entre a vocação franciscana e a Eucaristia: “Ser franciscano significa ser profundamente eucarístico.” E uma vivência assim extravasa para a missão: “Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária”, citando uma frase do Papa Bento XVI na Sua Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis (SC, nº 84). Continuou o Prelado: “Não há nada de mais belo do que ser alcançado, surpreendido pelo Evangelho de Cristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-Lo e comunicar aos outros a amizade com Ele. (…) Uma vida Consagrada não se situa na lógica do dever (…) a vida consagrada tem outro valor maior: que é a fonte da evangelização, que é o valor da fraternidade”. Esta fraternidade advertiu o Bispo de Bragança situa-se na “lógica de Cristo que é amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” Daqui partiu para o cerne do Carisma da SFR: “A adoração Eucarística é o encontro de amor com Jesus todos os dias e sempre que é possível” lembrando às Irmãs a sua responsabilidade de ajudar os leigos, particularmente os jovens e as crianças, a “redescobir a adoração eucarística” como tem acontecido por outras partes do mundo, particularmente na Ásia e na América Latina.
Disse que “Adoração para nós é um ato de amor. Adorar quer dizer isto: é amar. E se nós amamos de verdade e Ele é o nosso Esposo, e a Igreja nossa esposa e Maria é para nós a imagem perfeita, porque ela é Mãe-Igreja (…) porque ela nos conduz sempre a Cristo.”
Antes da apresentação dos dons as Irmãs Paula Martins, Salete Costa, Manuela Gomes e Dulce Costa fizeram uma oração de gratidão pelos anos de fidelidade à vocação de Deus na Congregação das SFRJS e cada uma recebeu uma bênção papal, um crucifixo e uma bíblia, esta última oferta do Bispo de Bragança-Miranda.
O almoço de confraternização foi no Centro D. Abílio Vaz das Neves. Todos puderam degustar os sabores oferecidos desde as entradas até à carne assada e às sobremesas. No momento de partir o bolo da festa houve muito canto pela voz de algumas das nossas Irmãs. Alguns familiares das Irmãs também manifestaram o seu contentamento por este dia proferindo breves discursos ao microfone.
Foi um dia cheio de beleza e de colorido!


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados