• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Encontros de formação bíblica do Movimento Eucarístico de Leigos

Nos dias 23 de fevereiro, 9 de março e 17 de março de 2019 as Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado promoveram encontros de formação bíblica em Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vilar de Nantes, respetivamente. O tema de cada encontro dirigido aos membros do Movimento Eucarístico de Leigos e simpatizantes foi “Ser profecia de Deus”.

Cada encontro iniciou por volta das 10:00h com a oração inicial e no período da manhã houve uma abordagem aos profestas e aos livros proféticos, seguido de apresentação das profecias de Joel e Miqueias feitos pela Irmã Emília Seixas, e das profecias de Amós e Oseias feito pela Irmã Irene Muli. Ainda no período da manhã houve trabalhos de grupo, possibilitando o estudo de cada um dos quatro profetas referidos, seguindo um itinerário que permitia um confronto da mensagem do profeta com a atualidade. No período da tarde fez-se o plenário, onde cada grupo deu a conhecer o trabalho realizado aos outros grupos. Ainda, de tarde, a Irmã Florbela Vieira partindo da introdução da Carta aos Hebreus (Hb 1, 1-2), abordou Jesus, como “O Profeta”, fazendo uma leitura comentada de Lucas 4, 14-30.
O encontro do dia 23 de fevereiro de 2019 realizou-se numa das salas do Centro D. Abílio Vaz das Neves, tendo estado presentes trinta pessoas (incluindo jovens e Irmãs das SFRJS) e culminou com um tempo de adoração diante do Santíssimo Sacramento na capela do Centro.
A formação do dia 9 de março de 2019 realizou-se num salão da Antiga Residência de Estudantes de Mogadouro, contando com a presença de vinte e tal participantes. Encerrámos o encontro na capela da Senhora do Caminho com um tempo de adoração, seguindo um esquema do livro “Reparação crente e orante”.
A formação do dia 17 de março de 2019 realizou-se num salão do Patronato de S. José, contando com a presença de cerca de quarenta e tal pessoas, incluindo Servas Franciscanas e três jovens do Instituto Politécnico de Bragança. A adoração diante do Santíssimo Sacramento fez-se na igreja paroquial de Vilar de Nantes e ocorreu ao final da manhã. O encontro culminou com a Eucaristia na mesma igreja, presidida por o Senhor Padre Barros, Vicentino.
O interesse manifestado durante os temas expostos, o empenho nos trabalhos de grupo, a interioridade expressa nos momentos de oração são indicadores da importância destes momentos de encontro e formação na vida de cada membro da Igreja.

Ir. Florbela Vieira

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados