• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Notícias Ecclesia

Nascer, crescer, esperar e dar Fruto…

O facto de se sentirem atraídas pelo Carisma arrancou do coração da Gertrudes e da Celina um: quero, estou aqui para fazer a Vontade de Deus, acolhendo a Cruz que Ele nos oferece para viver o discipulado.
Assim, sendo, dia sete de Dezembro na oração de Vésperas, quando já celebrávamos a solene liturgia da Imaculada Conceição, a Gertrudes e a Celina depois de terem feito dois anos de Postulantado, foram admitidas ao Noviciado das Servas Franciscanas em Maputo.
Mas a nossa espera sentiu também chegado o momento de acolher o desejo de alguém que quer viver um estado de perfeição com maior exigência de vida, abraçando com amor o Carisma, dizendo publicamente o seu SIM, fazendo os votos de Castidade, Pobreza e Obediência, no dia seguinte: a Graça Cumbane!

 

Esta jovem encheu-se da força do Altíssimo Senhor e aceitou esse convite: “Quem quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a cruz e siga-me…”. A Graça, protegida por Maria, olhou também para Ela e deixou-se plasmar pelo Espírito do Senhor e pronunciou o seu “fiat”. A Graça quis dizer que deseja pautar a sua vida ao jeito de Jesus e como Maria a quem vai querer imitar na sua procura do Absoluto de Deus, na vivência das Bem-Aventuranças, na oração, na humildade e na fé.
O dia oito de Dezembro revestiu-se de muita alegria espiritual para nós, pois celebrávamos a Imaculada Conceição, nossa Mãe e Padroeira, e connosco estiveram as irmãs vindas de Nicoadala e Cumbana, para testemunhar tão gozoso momento. Fomos também agraciadas com a vinda dos familiares da Ir. Graça. Todo o esplendor litúrgico deste dia, estava ao cuidado das mais novas, formandas, dos Noviciados vizinhos, pois, as Mahotas são uma espécie de “Vaticano” em miniatura. Estiveram connosco as irmãs da Apresentação de Maria, as Hospitaleiras da Imaculada Conceição, as Pilarinas, as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que agora têm aqui o Noviciado internacional para a África, neste momento são dez noviças: Moçambicanas, Ganezas, Haiti, Benim.
Os amigos da Congregação também se fizeram presentes, o que nos alegra sempre muito. Celebrou a solene Eucaristia, Frei Amaral, Custódio da Ordem dos Frades Menores em Moçambique e com ele estava o frei Domingos que orientou o retiro anual cá em casa. O Frei Dércio, dos frades menores capuchinhos introduziu cada momento celebrativo com muita arte, unção e beleza.
Para além deste Sim da Ir. Graça Cumbane, a Ir. Benedeta fez também a sua renovação de votos.
Já com fome, mas com serenidade, no final da celebração, dirigimo-nos para o salão, para a refeição fraterna, que decorreu com muita calma e pacificados e felizes, alimentamos o irmão corpo já gasto pela força dispensada para a vivência do alimento espiritual. O almoço estava delicioso, graças às cozinheiras que se esmeraram para que tal acontecesse.
A finalizar o momento, as formandas tiveram um momento recreativo, oferecendo presentes à nova professa. Este foi, também, o momento da manifestação de alegria dos familiares da Ir. Graça com cantos, danças e presentes.
No final, a Ir. Anunciação, a todos, agradeceu a presença tão amiga e fraterna, neste dia que foi marcado pela alegria que nos une em volta do Carisma Eucarístico, Franciscano e Mariano.
Ir. Glória Veloso


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados