• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Encontro de Formação Biblica

As portas do Centro D. Abílio Vaz das Neves abriram-se no dia 24 de Fevereiro para acolher cerca de 80 jovens e adultos que, de Bíblia na mão, aceitaram o desafio de aprofundar um pouco mais a sua relação vital com Cristo através da Sua Palavra.

 

Pelas 9 horas os jardins já floriam de encontros, de diálogos e de acolhimento. No salão a Ir. Conceição Borges dava os últimos ensaios para a oração da manhã que iniciou às 9.15 h. Seguiu-se o programa do dia de formação bíblica com o tema “Orantes na Bíblia”. Durante a primeira parte da manhã, a Ir. Emília Seixas abordou o tema da Oração de Petição na Bíblia, abordando a tipologia desta oração e as suas referências no Antigo Testamento, através de vários personagens bíblicos. Na segunda parte da manhã, a Ir Maria José Oliveira partilhou o tema da Oração de Louvor, Ação de Graças e Adoração, sublinhando a concretização desta forma de oração na nossa vivência como Movimento Eucarístico de Leigos, através de uma atitude constante de maravilhados, tendo como exemplo algumas personagens Bíblicas do Antigo Testamento. No final da manhã, houve ainda tempo para um trabalho de grupo, orientado pela Ir. Conceição Borges, que visava a concretização de um número do Youcat / Catecismo da Igreja Católica e de um trecho da passagem bíblica da Samaritana, e ainda a construção (em forma de oração) de um acróstico de algumas palavras alusivas ao tema da água.
Após o almoço e um tempo de convívio no exterior, com o irmão sol e o dom da fraternidade, iniciou a tarde de trabalhos com a Ir Florbela, explorando o tema da Oração de Intercessão na Bíblia e no concreto da nossa vida. Pelas 15h decorreu o plenário dos trabalhos de grupo.
Pelas 15.30h tivemos o momento mais alto deste dia de formação, a Eucaristia. Presidiu à celebração o Sr. Con Silvério Pires, Assistente Espiritual do Movimento Eucarístico de Leigos, onde referiu o valor da oração e da presença da Luz no nosso viver como cristãos. Concelebrou o Pe António Fernandes, SDB, Pároco da Paróquia de S. João Bosco, em Mirandela de onde compareceu uma autêntica “brigada” de Catequistas.
Foi um dia intenso de aprendizagem em volta da Palavra, como de um poço onde se mata a sede. Foi sobretudo um desperto para a importância da mesma Palavra como fonte de oração e de inspiração para a vida.
Esperam-nos ainda mais duas edições deste encontro, em Vilar de Nantes e em Torre de Moncorvo a 12 e 17 de Março, respectivamente.

Irmãs Conceição Borges e Maria José Oliveira


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados