• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Faleceu a Ir. Maria da Paz

A Ir. Maria da Paz, nasceu na aldeia de Souto da Velha, concelho de Torre de Moncorvo, aos 17 de Julho de 1924.
Era já Professora do Ensino Primário no Minho, quando conheceu a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras, através da prima de uma sua colega. Desejando tornar-se Religiosa escolheu esta Congregação e, após a Profissão, celebrada em 15 de Agosto de 1961 ficou a leccionar no Patronato da Sagrada Família, em Chacim.

No ano de 1969 este Patronato assumiu a vertente de Colégio fixando-se em Sendim e denominando-se Colégio Ultramarino de Nossa Senhora da Paz. 

A 6 de Outubro de 1981 foram inauguradas as novas instalações deste Colégio que regressou a Chacim (Macedo de Cavaleiros) e a Ir. Maria da Paz com ele. Desde o início ela se tornou a sua grande organizadora e orientadora até ao final do ano lectivo de 1995-1996.
Após esta data a Ir. Maria da Paz permaneceu na Comunidade de Chacim até ao ano de 2016, altura em que, pela sua fragilidade de saúde passou a residir na Casa de Repouso de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela.

O avanço da idade e a progressiva fragilização motivaram o seu internamento no Hospital de Mirandela, onde veio a falecer ao final do dia 29 de Novembro de 2017, deixando atrás de si um testemunho de paz evangélica pelo seu modo calmo e jovial de se relacionar, pela sua mansidão e alegria.
Confiamos ao Deus da Vida a sua longa caminhada humana para que o Senhor a acolha junto d’Ele na sua paz eterna.
O funeral da Ir. Maria da Paz decorreu na Igreja de S. João Bosco em Mirandela, dia 1 de Dezembro de 2017, presidida pelo Pároco local, o Sr. Pe. José Fernandes, com a presença de muitas das suas Irmãs e amigos.

 

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados