• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Motivos de Júbilo em Angola

No dia 4 de Novembro de 2017 a Delegação de Nossa Senhora Mãe de África, em Angola viveu um dia de festa com a abertura de um Jubileu celebrativo para a comemoração de algumas datas importantes da vida da Congregação. A principal referia-se aos 50 Anos de presença das Irmãs SFRJS na Diocese de Benguela e de fundação do Lar Mãe de Deus, no Município do Lobito-Angola.

Com a presença de um grande número de SFRJS e de outros missionários e amigos, nesta casa da Congregação, a Irmã Teresa Cambundo, Delegada da Madre Geral em Angola deu as boas vindas a todos os que, de longe ou de perto, vieram partilhar este momento singular da vida da Congregação em Angola. Fez memória das três fundadoras da comunidade: Irmã Nazaré Etelvina Falcão, Irmã Assunta e Irmã Margarida que, "imbuídas pelo ardor missionário, e a exemplo dos fundadores da Congregação assumiram em corpo, alma e coração a tarefa do serviço, da doação e da evangelização”.
Estas Irmãs foram na altura acolhidas pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Daniel Gomes Junqueira, então Bispo do Huambo, por Presbíteros, Religiosos e Religiosas e pela Conferência Vicentina, a 08 de Dezembro de 1967.
Inicialmente um Lar de Terceira Idade, o Lar da Mãe de Deus, adaptou as suas instalações segundo os desafios que se lhe foram deparando, mantendo a presença ininterrupta das SFRJS em Angola, mesmo nos anos mais difíceis da guerra civil. Pela insistência das Irmãs, coadjuvadas pelo entusiasmo e apoio de D. Óscar Lino Braga tornou-se a Casa de formação da Congregação desde o ano de 1982 até ao presente, tendo por ali passado todas as Irmãs que o Senhor foi enviando a partilhar o carisma da Congregação, tornando-se assim uma casa de referência para a Congregação em Angola.
A Irmã Teresa Cambundo, ao dar graças pelos cinquenta anos de testemunho evangélico e de unidade no mesmo carisma, quer na cidade do Lobito quer nas várias comunidades onde a Congregação se dedica ao anúncio do Reino, chamou a atenção para o facto de que cada das Irmãs é a actual destinatária deste mesmo envio em missão, e é chamada a escrever as novas páginas da história que foi legada com grande amor pelas primeiras Irmãs Fundadoras da missão em Angola, que hoje são irmãs de referência na entrega abnegada.
Havia ainda outro motivo de júbilo celebrativo: os 75 Anos de consagração à Vida Religiosa, comunitária e fraterna, das duas primeiras Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, as Irmãs: Ir. Maria do Santíssimo Sacramento, a nossa Primeira Superiora Geral e a Ir. Marta da Imaculada Conceição, Primeira Mestra de Noviças em 14 de outubro de 1942. Esta data, celebrada a nível de toda a Congregação, multiplicou os motivos de louvor e gratidão, tornando as Irmãs mais conscientes de que a fidelidade de cada uma radica na fidelidade das origens, mantida por quantas foram dando corpo e alma a este ideal de seguimento do Senhor Jesus. As duas Irmãs pioneiras na aceitação do ideal, alimentado durante anos e anos por Alzira Sobrinho e Maria Augusta Martins, depois de terem feito 17 meses de formação em Barcelos (Portugal), na comunidade de formação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria (FMM), fundaram a Congregação das SFRJS, radicando-se na Diocese de Bragança-Miranda.
A Delegada de Angola agradeceu ao Senhor Bispo D. Óscar Braga, que foi e continua a ser pai, amigo, companheiro na prontidão, disponibilidade e presença viva e activa para com a Congregação em Angola; agradeceu ainda às Irmãs de Santa Doroteia, que desde os primeiros momentos da vida e história da Congregação em Angola, sobretudo na diocese de Benguela, estiveram sempre presentes com o acolhimento nos seus aposentos enquanto se terminavam as obras do Lar Mãe de Deus. Finalmente, a Ir. Teresa Cambundo agradeceu aos missionários, missionárias e presbíteros presentes, ao grupo coral aos amigos e benfeitores da Congregação e à família franciscana.


Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados