• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Encontros Eucarísticos em 2017

O tempo Pascal, ajuda nos a fazer uma caminhada de fé, em ritmo festivo, como o ícone dos discípulos a caminho de Emaús. É o tempo que habitualmente as Servas Franciscanas Reparadoras escolhem para realizar os encontros com o Movimento Eucarístico de Leigos. Neste ano de 2017, ano Mariano para a Diocese de Bragança-Miranda, em vésperas do grande acontecimento que é o centenário das Aparições em Fátima e a canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, os dois locais escolhidos foram Santuários Marianos. O primeiro, celebrado a 30 de abril, no Santuário de Balsamão, contou com uma média de 400 participantes. O segundo, no concelho de Vinhais, realizou-se no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Tuizelo e nele estariam cerca de 250 pessoas.

 

A chegada de rostos e de sorrisos dá uma nota Pascal ao ambiente. A r. Teresa Fernandes acolhe os peregrinos com palavras de boas vindas e os cânticos começam a soar. Pelas 10 horas inicia a oração da manhã.
Em seguida as Irmãs Emília Seixas, Maria José Oliveira e Florbela Vieira fazem a leitura do texto das Bodas de Caná, em três dimensões, quanto ao contexto social, o contexto simbólico e teológico e a sua actualidade, muito ligada ao sentido de reparação e com projecção na mensagem de Fátima – Maria, a Mãe atenta.
A manhã culmina com a celebração da Eucaristia presidida, nos dois encontros, pelo Assistente Espiritual do Movimento Eucarístico de Leigos, o Sr. Con. Silvério Pires.
Depois do almoço, num florido de farnéis, os participantes foram convidados a participar na oração do terço. Em Vésperas da celebração do centenário das Aparições de Fátima, na vivência do mês de Maria, este momento ganhou especial fulgor.
Seguiu-se o momento habitual da apresentação dos centros presentes, com o colorido da animação de todos e a alegria de uma participação feliz.
Os dois encontros terminaram com um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento. Dado que no segundo encontro o tempo se proporcionou, foi possível fazer uma procissão do Santíssimo em volta do templo entre cânticos e aclamações eucarísticas.

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados