• Slide 3
  • Slide 1
  • Slide 2
  • Slide 4
  • Slide 5

Formação de Colaboradores

No dia 29 de abril passado, em Macedo de Cavaleiros, os colaboradores das instituições das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado foram convidados a um encontro de formação conjunta. Esta ação de formação foi orientada pelo centro de formação dos Salesianos, com os formadores Dr. João Gonçalves e Eng. Carlos Ribeiro. Foram 110 os colaboradores presentes que puderam interagir em momentos de dinâmicas de animação, exploração de conceitos e sobretudo de motivação para a missão de que são incumbidos, quer sobretudo na educação, mas também na área dos cuidados com idosos e nas mais variadas tarefas necessárias ao bom funcionamento de qualquer Instituição.

Na saudação inicial que dirigiu a todos os presentes, a Superiora Geral, Ir. Teresa Fernandes, deu as boas vindas, manifestando alegria neste momento que é não apenas formação mas também de encontro e mútua cumplicidade numa mesma missão de colaborar com o carisma das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, na sua vertente social, e portanto, procurando ir mais longe do que um mero profissional.
Os dois intervenientes iniciaram com um tempo de oração, este encontro que tinha como tema: “Relações interpessoais com responsabilidade social”.
Seguiu-se o programa que versou essencialmente em quatro pilares:
Introdução à pedagogia
Perfil do educador
Relação interpessoal e comunicação em contexto de animação
Estilos de animação/ liderança e gestão de grupo
Orientado por dois formadores com um profundo entrosamento na obra salesiana, a sua explanação seguiu muito a linha do Sistema preventivo da pedagogia salesiana que tem três pilares:
Religião, razão e amor.
Depois do almoço conjunto, o trabalho continuou da parte de tarde, com manifesto agrado de todos que puderam experienciar, através de algumas dinâmicas, os caminhos da missão árdua e fascinante da pedagogia que não se trata de mera transmissão de saberes mas um verdadeiro roteiro de crescimento rumo à santidade, tendo como meta Jesus Cristo, o homem perfeito.


 

Newsletter

Receba as nossas novidades.
Subscreva a nossa Newsletter:

© 2013 SFRJS Todos os direitos reservados